2ª Conferência da Pós-Graduação em Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes

O Instituto Superior Miguel Torga irá promover no dia 8 de fevereiro de 2024 às 18h30 a 2ª Conferência do I Ciclo de Conferências da sua nova Pós-Graduação em Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes, cujo título é “Questões atuais e desafios à investigação sobre sismos”.

O Orador Convidado é Miguel Miranda, Diretor do Atlantic International Research Center, ex-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e Professor Jubilado de Geofísica na Universidade de Lisboa. 

A abertura da Conferência contará com Luís Marinho, Presidente do ISMT, a moderação será de Noémia Salgado Cunha, Coordenadora Científica da Pós-Graduação e os comentários ficaram a cargo de Fernando Sousa, Docente da Pós-Graduação em Ciberataques.

Miguel Miranda
O Professor Doutor Miguel Miranda, é Diretor do Atlantic International Research Center e Professor Jubilado de Geofísica na Universidade de Lisboa. Foi Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) (2013-2023). Entre outras ilustres funções na Universidade de Lisboa, onde desenvolveu importante atividade de investigação focada no Geomagnetismo, na Geofísica Marinha e em Riscos Naturais, exerceu a nível internacional significativos cargos. Presidente do Conselho Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (2017-2019), Membro da Comissão Executiva da Região VI da Organização Meteorológica Mundial (2013-2017), Membro da Coordenação da Rede Europeia de Excelência ESONET (European Seas Observatory Network) e do projeto de infraestruturas europeu EMSO (Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água), Representante Nacional no EMSO -ERIC e Presidente da Assembleia de Membros, assim como integrou o painel de avaliação em Earth System Sciences do European Research Council (2009-2013). 

Pós-Graduação em Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes
A nova Pós-Graduação em Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes do Instituto Superior Miguel Torga proporciona aos futuros peritos conhecimentos e competências científicas e técnicas necessários, sustentados pelas melhores práticas de segurança e de investigação, multidisciplinares e multi-institucionais, que lhes permitam realizar com eficácia e adequação todos os procedimentos, de segurança e de investigação de ocorrências, como as expostas na apresentação do curso, visível através do site do ISMT. Para tal conta com a experiência e com a actuação, protagonizadas por um corpo docente multidisciplinar de excelência, que lhes oferecerá um ensino de alto nível.

Para participar nesta Conferência híbrida, de acesso gratuito, os participantes deverão dirigir-se às instalações do ISMT na R. Gomes Freire-Sala 3 (por cima da Caixa Geral de Depósitos de Celas) ou fazer a sua inscrição obrigatória através do link – https://zurl.co/VO0O, se desejarem o certificado de participação o mesmo deve ser requerido no momento da inscrição no mesmo link.