Comunicação e Design para Redes Sociais | NOVA PG

Pós-graduações
Objetivos
A presente pós-graduação tem como objetivo capacitar estudantes, profissionais e outros interessados na criação e gestão de conteúdos adequados às diferentes redes sociais.
Combinando áreas da comunicação visual (design) e da comunicação escrita (jornalismo), o curso apresenta uma abordagem teórico-prática, contemplando também questões relacionadas com a ética, a acessibilidade e a inclusão na comunicação digital.
A formação propõe o desenvolvimento de competências estratégicas que permitam compreender, planear e produzir conteúdos adaptados aos diversos formatos e especificidades das plataformas digitais.

Destinatários
• Estudantes das áreas de Design, Jornalismo, Comunicação Empresarial, Multimédia, Marketing e áreas afins;
• Profissionais que atuam em áreas relacionadas com a comunicação digital, redes sociais, design gráfico ou marketing.
• Público em geral, com interesse em comunicar de forma estratégica, sistemática e coerente nas redes sociais.

Data de início
14 de outubro de 2025

Modo de funcionamento
100% Online
Pós-Laboral: Terças e quintas-feiras, entre as 18h00 e as 21h00

Duração
1 semestre

Carga horária
144 horas 

Estrutura Programática
    
Fundamentos da Comunicação e Redes Sociais 12h
Comunicação Escrita para Redes Sociais 24h
Design e Comunicação Audiovisual 48h
Comunicação Confiável e Inclusiva 18h
Projeto Aplicado às Redes Sociais 42h


Emolumentos
Taxa de Candidatura: 50€ (Isento para alunos do ISMT)
Taxa de Matrícula: 100€
Propinas: 1 350€ (em cinco prestações de 270€)

Candidatura
Poderá efetuar a sua candidatura até dia 1 de outubro, através do seguinte formulário: https://forms.gle/PM44e9evv2rr5q7H7

Equipa docente

Coordenação Científica: Maria Luísa Costa e Aldina Margato


Aldina Margato
pertence à equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, o que lhe tem permitido integrar projetos europeus como o Observatório Ibérico de Media Digitais (IBERIFIER) e Descodificando Algoritmos (ALGOWATCH). Participou ainda na investigação do projeto Com-Boost – Valor público e Boost Comunicacional dos Fundos Europeus. Neste momento, está a terminar o doutoramento em Ciências da Comunicação, do ISCTE -IUL, na área do futuro do jornalismo e novos média. Leciona, enquanto assistente convidada, as unidades curriculares de Jornalismo Digital, Análise Semiótica e Teorias da Comunicação Mediática no curso de Jornalismo, do Instituto Superior Miguel Torga. Jornalista há mais de 20 anos, foi editora adjunta de Cultura e Sociedade no Jornal de Notícias e colaborou dois anos com o Expresso. Possui duas licenciaturas, uma em Filosofia e outra em Jornalismo; e mestrado em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra.


Ana Sofia Nunes Olivença. Licenciada em Design de Comunicação pelo Instituto Superior Miguel Torga, conta, no seu currículo, com alguns trabalhos gráficos nas empresas das quais é administradora, onde se inclui o Villa Pampilhosa Hotel. Trabalhou durante 17 anos no departamento de Marketing da empresa Macorlux, S.A, sendo responsável pela comunicação, publicidade e imagem da empresa. Das suas funções destacam-se a gestão de redes sociais e de leads, comunicação externa e produção de conteúdos e campanhas (layout institucional, anúncios, folhetos, flyers, newsletters). É, atualmente, administradora e designer na empresa Promostore, Gestão de imóveis, S.A. onde é responsável pela imagem e comunicação ao exterior, desde identidade visual a conteúdos para as redes sociais.

Daisi Renata Morgado Pereira de Deus Araújo é licenciada em Design Visual pelo IADE – Escola Superior de Design (2003) e mestre em Design e Produção Visual pela mesma instituição. Com uma sólida experiência de mercado em diversas áreas do design, desenvolve projetos de comunicação para empresas, instituições e produtos. Atualmente, é professora auxiliar convidada no ISMT – Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra e formadora externa em centros de formação profissional, como ETIC – Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve, Cincork – Centro de Formação Profissional e Grupo Rumos – Flag, ministrando módulos especializados em Design Vetorial, Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign, Acrobat, Teoria do Design, Processo do Design, Teoria da Cor, Portfólio, Artes Finais, Comunicação Visual e Cultura Contemporânea, Tipografia e Direção de Arte.

Maria Luísa Costa é designer e investigadora na área do Design de Comunicação. Doutorada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, desenvolve investigação em Design Visual, Design Inclusivo, Sistemas Wayfinding, Património Imaterial e Material, Comunicação em Redes Sociais e Ensino do Design. É Professora Auxiliar e Coordenadora Científica da Licenciatura em Design de Comunicação no Instituto Superior Miguel Torga. Com experiência prática em projetos gráficos e institucionais, trabalha na intersecção entre design, cultura e comunicação. Participa regularmente em conferências e publicações científicas nas áreas do design e da comunicação.

Maria Vlachou. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora dos livros Musing on Culture: Management, Communications and our Relationship with People (Ed. Bypass, 2010) e O que temos a ver com isto? O papel político das organizações culturais (Ed. Tigre de Papel e Buala, 2022). Autora do blog Musing on Culture, onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Participou no projecto europeu RESHAPE, concretamente no grupo “Arts and Citizenship. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).

Mariana Castro é designer e professora na área do Design de Comunicação. Doutorada em Design pela Universitat Politècnica de València e licenciada em Design Gráfico pela ESAD, Porto, tem lecionado em várias instituições nacionais e internacionais. Foi coordenadora pedagógica e diretora criativa na Universidad Americana (Nicarágua), e professora no IADE – Universidade Europeia. Atualmente, é Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga, onde leciona unidades curriculares como Design Editorial, Infografia e Métodos Criativos. Desenvolve investigação e publica nas áreas do Design de Comunicação, Design Thinking, Redes Sociais e Ensino do Design.

Margarida Camacho é licenciada em História da Arte pela FLUC, mas foi na comunicação e no copywriting que construiu a sua carreira. Desde 2017, colabora com marcas e projetos de diferentes áreas, transformando ideias em narrativas com propósito e contribuindo para a definição de estratégias de comunicação e construção de identidade. Passou por agências como a 10.digital, Mojobrands e Bastarda. Em 2024, regressou a Coimbra para integrar a Triber como Senior Copywriter. 

Raquel Nunes. Licenciada em Artes Visuais - Fotografia. Começou o trabalho em direção e gestão de comunicação em 2019, com o Pérola Negra Club, no Porto. Até 2022 trabalhou no Studio Bruto, estúdio de design e comunicação sediado no Porto, onde fez parte de equipas de comunicação de festivais como o NEOPOP, Sónar Lisboa e WOS Festival, em Santiago de Compostela.  Neste momento integra as equipas de comunicação do festival Tremor, em São Miguel, onde é uma das responsáveis pela comunicação do festival, e faz gestão de redes sociais do projeto Terra Incógnita e da rede europeia de músicos de zonas ultraperiféricas EDGE Network. Desde 2022 faz parte da equipa da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, onde é responsável pela comunicação digital. 

Financiamento

O Santander Universidades é o nosso parceiro nesta área e podes obter mais informações sobre produtos de financiamento para Universitários aqui:

www.santandertotta.pt/pt_PT/Particulares/Universitarios.html

Crédito #U – Crédito Formação

www.santandertotta.pt/pt_PT/Particulares/A-Sua-Medida/Formacao?type=formacao-creditos

Contactos

telefone: 239 488 032  (direto) - chamada para rede fixa nacional


telemóvel: 960 206 063  (direto) - chamada para rede móvel nacional



Horário de funcionamento:

das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00


E-mail:

escoladecoimbra@ismt.pt


Morada:

Instituto Superior Miguel Torga
Escola de Coimbra
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra