Serviço Social do ISMT visita a unidade de Alcoologia de Coimbra

Um grupo de Alunos do Instituto Superior Miguel Torga, do Curso de 1º Ciclo em Serviço Social, no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Estudos Sociais - Cidadania, Violência e Serviço Social, acompanhados pela docente Sara Lopes Borges, visitaram no dia 18 de outubro, as instalações da Unidade de Alcoologia de Coimbra (UA).

A UA é uma unidade funcional da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde do Centro e sucedeu ao Centro Regional de Alcoologia Maria Lucília Mercês de Mello pioneiro, em Portugal, no tratamento de dependentes alcoólicos.

O grupo foi recebido pela Dra. Ana Feijão, Coordenadora da UA e pelos Assistentes Sociais, Dra. Alda Amado e Dr. Paulo Rosário.

A Dra Ana Feijão apresentou a evolução histórica do serviço, os seus objetivos gerais, valores principais da intervenção terapêutica e o perfil dos doentes e a Dra Alda Amado e Dr. Paulo Rosário, para além de partilharem a sua experiência profissional, expuseram a intervenção do serviço social ao nível do internamento, consultas individuais, articulação com serviços ou estabelecimento de parcerias com vista a proporcionar a maior qualidade de vida aos doentes e suas famílias.