ISMT e ISCAC promovem debate sobre democracia com apresentação de livro de David Dinis
ISMT e ISCAC promovem debate sobre democracia com apresentação de livro de David Dinis
2025-12-09
A sessão, que teve lugar no Clube de Tiro e Sport de Coimbra, visou fomentar o debate cívico e promover uma reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelos regimes democráticos.
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em colaboração com a Coimbra Business School (ISCAC), organizou, no dia 9 de dezembro de 2025, a apresentação da obra “Como Proteger a Democracia”, da autoria do jornalista David Dinis. A sessão, que teve lugar no Clube de Tiro e Sport de Coimbra, visou fomentar o debate cívico e promover uma reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelos regimes democráticos.
A obra, subtitulada “A chegada ao poder da direita radical e o desafio de cuidar do futuro de Portugal”, assume um cariz pedagógico, procurando alertar para os riscos políticos e estimular o pensamento crítico, com especial enfoque nas gerações mais jovens. A apresentação do livro foi conduzida pelo deputado Gonçalo Capitão, que realçou a pertinência da publicação ao partir de uma simulação fundamentada de um cenário governativo do Chega. Durante a sua intervenção, o deputado destacou a rapidez com que os fenómenos populistas têm sido normalizados na esfera pública, estabelecendo paralelismos com situações observadas na Hungria, Polónia e Estados Unidos.
David Dinis esclareceu que a motivação para a escrita do livro surgiu no seguimento das últimas eleições legislativas, baseando-se em dados e estudos comparativos para analisar as propostas públicas destes movimentos e a sua atuação em contexto de governação. O autor sublinhou que a defesa da democracia é uma responsabilidade partilhada entre decisores políticos, escolas, órgãos de comunicação social, associações e cidadãos. A sessão contou ainda com a intervenção do docente e Vice-Presidente do Conselho de Direção do ISMT, Humberto Oliveira, que reiterou o compromisso das instituições de Ensino Superior na promoção de uma cidadania ativa. O evento teve o apoio da Civicus, SEDES, ANAM e do Centro de Valorização de Eleitos Locais.