Instituto Superior Miguel Torga: uma Escola Singular no Centro de Portugal

Instituto Superior Miguel Torga: uma Escola Singular no Centro de Portugal

2023-07-21

O ISMT caracteriza-se por uma oferta formativa abrangente e atrativa com licenciaturas, pós-graduações, mestrados e ano Zero

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) é um dos mais antigos estabelecimentos de ensino superior universitário privado português, com 86 anos de atividade, sendo que, num período bastante alargado, foi uma das três primeiras (e únicas) Escolas em Portugal a ministrar a formação em Serviço Social.

O ISMT organiza a sua oferta formativa tendo em conta o binómio ensino/investigação, privilegiando o estabelecimento de parcerias, com entidades nacionais e estrangeiras, no âmbito das atividades de ensino, participação em projetos de investigação e prestação de serviços, com base numa formação científica sólida que alie o ensino teórico e as competências práticas. Neste sentido, O ISMT é fundador, com o Instituto Politécnico, Conselho Empresarial da Região Centro e Empresas relevantes na região, a Associação para a Inovação e Tecnologia da Região de Coimbra, a Coimbra ITEC. Esta parceria visa a articulação entre estas Instituições e a Comunidade, utilizando as valências de cada uma para criação de valor e soluções integradas, disponibilizando atividades de investigação aplicada, inovação, gestão e consultadoria no âmbito social, psicológico, informático, design, multimédia e recursos humanos, entre outros.

O ISMT caracteriza-se por uma oferta formativa abrangente e atrativa com licenciaturas, pós-graduações, mestrados e ano Zero, o que possibilita aos nossos alunos o contacto com a realidade laboral, quer através de múltiplas parcerias, quer no âmbito da realização de estágios. Compreende vários graus e áreas do saber, tais como Ciências da Comunicação/Jornalismo, Ciências Empresariais, Ciências Sociais e do Comportamento, Design, Informática e Multimédia. Dentro destas áreas tem 10 Licenciaturas e 2 Mestrados e um número considerável de cursos de pós-graduação e de curta duração, alguns a implantar este ano.

Das 80 instituições de ensino superior privado nacionais, o ISMT tem vindo a aumentar o número de alunos, e embora não vise o lucro, dada a sua identidade social e comunitária, atingiu nos últimos anos uma situação financeira estável.

A sua singularidade histórica e institucional impõe que as leis do ensino superior e das Autarquias, se adaptem a esta realidade e definam um modelo estatutário que permitam o desenvolvimento harmonioso das suas potencialidades. É neste perspectiva que a CIM-RC e a Direção do ISMT têm trabalhado.

O Presidente do ISMT
Professor Luís Marinho