Erasmus Campus entre os dias 14 e 17 de setembro

ERASMUS CAMPUS

O programa ERASMUS+ tem um papel fundamental no desenvolvimento da Educação e Formação dos jovens europeus. A Agência ERASMUS+ Educação e Formação, que promove o programa em Portugal e financia as candidaturas das instituições portuguesas ao programa ERASMUS+, procura também ter um papel ativo junto dos jovens, destinatários últimos do programa, no sentido de garantir que o Erasmus é por eles reconhecido como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, profissional e social em sintonia com as prioridades do Programa Erasmus+ e da União Europeia.

Partindo desta ideia nasceu o projeto “Erasmus Campus” a Escola de Verão Erasmus+ Educação e Formação.

O Erasmus Campus é um fórum de discussão e formação, apartidário, e focado em capacitar todos os participantes para uma cidadania ativa.

Esta iniciativa contará com diferentes formatos, práticos e dinâmicos, motivando todos os participantes a refletir sobre as temáticas europeias e proporcionar a oportunidade de interagirem e debaterem com oradores de alto nível, de diversas áreas.

EDIÇÃO 2023 - ERASMUS CAMPUS | O BOOTCAMP DA DEMOCRACIA
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação organiza a primeira edição do Erasmus Campus – O bootcamp da Democracia, com especial enfoque na temática da Participação Cívica e Democrática e conta com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de abril como coorganizadora, bem como com o valioso apoio da Câmara Municipal de Marvão e do Instituto Politécnico de Portalegre.

QUANDO
A edição e 2023 do Erasmus Campus decorrerá na Vila de Marvão, entre os dias 14 e 17 de setembro.

DESTINATÁRIOS
A escola de verão Erasmus Campus é destinada a 30 jovens – 27 residentes em Portugal e 3 lusodescendentes residentes em qualquer parte do mundo, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos à data da apresentação da candidatura.

PROCESSO DE SELEÇÃO
Para apresentar uma candidatura, basta preencher este formulário, e fazer upload de um curriculum vitae e de um vídeo de, no máximo, 2 minutos, onde deve ser apresentada a motivação individual para a candidatura.

As candidaturas devem ser apresentadas até dia 15 de maio.

As candidaturas serão selecionadas por um júri, nomeado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, tendo por base a análise do currículo e os demais elementos.

A seleção dos candidatos procurará garantir a diversidade etária, de género e geográfica.

Os resultados serão divulgados a 15 de junho.

DESPESAS
Toda a organização e despesas de alojamento, alimentação e transporte, desde as 16h00 de dia 14 e as 15h00 de dia 17 de setembro, incluindo a deslocação até Marvão e regresso, estão a cargo das entidades organizadoras.

A IDEIA
A tomada de consciência, por parte dos jovens  que fazem o seu período de mobilidade Erasmus, de que a Europa é um espaço único para trabalhar, estudar e viver, mas sobretudo um espaço de comunhão de valores, é algo que constitui uma conquista inegável do Programa Erasmus+. que contribuiu decisivamente para consolidar este espírito europeu que é algo que vai muito para além da geografia, e que valoriza a democracia, a tolerância, o respeito pelo outro e pela diferença

Neste período de 2021 a 2027, o novo Erasmus+ exige-nos que se compatibilize o período de mobilidade com a reflexão sobre os quatro vetores essenciais que transversalmente atravessam o Erasmus+, estão interrelacionados e se potenciam mutuamente e é esta exigência que nos motivou a criar as Escolas de Verão Erasmus+ Educação e Formação o Erasmus Campus

O novo Erasmus+ estabeleceu como prioridades transversais, para os próximos sete anos, a inclusão, a transição digital, a sustentabilidade ambiental e a participação cívica e democrática.

Pretende-se que estas prioridades estejam subjacentes a todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Erasmus de modo que, para cada um dos que beneficia do programa, além da experiência de internacionalização, tenha também uma ocasião de formação nestes valores.

Fomentar a participação cívica e democrática dos jovens constitui uma prioridade da União Europeia pois, apesar do programa Erasmus+ ser um caso de sucesso, nomeadamente junto dos jovens que frequentam o ensino superior, muitos estudantes, não conhecem a origem e objetivos do programa e sobretudo, a origem e objetivos da União Europeia.

Ao nível da sustentabilidade ambiental, pede-se aos jovens que neste novo Erasmus+ adotem comportamentos mais amigos do ambiente, como por exemplo, dar preferência a meios de transporte menos poluentes como é o caso do comboio, existindo até um pequeno acréscimo de bolsa se o estudante fizer a viagem até à instituição de destino num meio de transporte mais sustentável.

A transição digital é outra das prioridades e o seu desenvolvimento foi muitíssimo acelerado durante a pandemia que obrigou as instituições de ensino e formação a passar subitamente para o ensino online. Importa agora refletir sobre a utilização das novas tecnologias e sobre o seu papel complementar ao ensino presencial e também no âmbito das mobilidades Erasmus+.

O programa pretende chegar a mais pessoas, mas sobretudo a pessoas com menos oportunidades por via do seu contexto socioeconómico ou circunstâncias pessoais o que cruza com a prioridade fundamental de inclusão. Dar oportunidades a todos e quebrar barreiras físicas e psicológicas, são alguns dos desafios que pretendemos superar neste domínio.

A ideia Escola de Verão Erasmus+ Educação e Formação nasce da implementação do Roteiro Erasmus+ Educação e Formação, uma das ações criadas pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação para chegar diretamente aos mais jovens, um projeto de divulgação e partilha de informação localmente.

Queremos divulgar mais e melhor as oportunidades do programa Erasmus+ fomentando a partilha de experiências por aqueles que já participaram com todos aqueles que gostariam de participar.

Juntaremos, anualmente, durante 4 dias, um conjunto de jovens entre os 16 e os 26 anos e promoveremos momentos de debate, reflexão e convívio com personalidades relevantes sobre temáticas relacionadas com as prioridades do Programa Erasmus+.

MAIS INFORMAÇÕES
https://erasmusmais.pt/