Aula Aberta de Jornalismo 22 de novembro

"Como tratar o populismo: Bom jornalismo é suficiente?" é a e-Lesson deste dia 22. A jornalista Maria João Guimarães é convidada a partilhar a sua experiência de 20 anos profissão, especialmente nas coberturas que tem efectuado aos partidos populistas e sobre o acompanhamento que tem dado a alguns fenómenos populistas da Europa: Israel, Alemanha, Grécia. Maria João Guimarães junta-se a nós a partir das 13h45.

Maria João Guimarães é jornalista da secção Mundo do Público e tem acompanhado alguns fenómenos populistas na Europa. No seu percurso de 20 anos, passou por Israel, Alemanha ou Grécia (recebeu o Prémio de Reportagem Norberto Lopes da Casa da Imprensa 2011/2012 por um conjunto de reportagens sobre a Grécia) e chegou a cruzar a Europa de Interrail para uma série de reportagens sobre eleições para o Parlamento Europeu. A forma como se faz jornalismo continua a inquietá-la e nos últimos anos tem estado atenta à cobertura dos partidos populistas, por exemplo, na Alemanha, onde esteve com uma bolsa atribuída a jornalistas internacionais na Universidade Livre de Berlim.

O ciclo de e-Lessons | Desafios da Comunicação, lançado pela Licenciatura de Jornalismo, do ISMT, propõe-se abrir espaço a uma ponderação generalizada e transversal, recorrendo a especialistas de diferentes áreas da sociedade.

Das mudanças no meio digital, ao ensino, às responsabilidades sociais e éticas, à imagem, ao jornalismo, ao meio empresarial, pretendemos que as e-Lessons do ISMT sejam espaços de debate úteis a todos os que tenham interesse em juntar-se a nós, gratuitamente, para partilhar conhecimento.

O horário da Aula Aberta é às 13h45 presencial com opção remota através da plataforma ZOOM, a inscrição é gratuita mas obrigatória através do link: https://zurl.co/lRj7