ISMT - Instituto Superior Miguel Torga


Criação de Negócios Sociais: Do Business Model ao Business Plan
Excel Avançado para Apoio à Gestão
O Contrato de Trabalho
Práticas Jurídicas na Gestão de Recursos Humanos
Implementação de Políticas de Proteção de Dados nas Organizações
Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas Organizações
Competências para melhorar a produtividade e a competitividade das Organizações
Coaching e Programação Neuro-Linguística
Mini-Cursos para Gestores
Do business model ao business plan

ENQUADRAMENTO

O Terceiro Setor tem vindo assumir um papel cada vez mais importante na sociedade portuguesa, substituindo-se ao Estado na anulação de “falhas de mercado”, mas também na economia, ao afirmar-se como um setor que, para lá do valor social que gera, cria um efeito económico multiplicador nas comunidades em que desenvolve a sua ação!

Nos tempos pós-crise que vivemos, com os apoios sociais do Estado cada vez mais reduzidos e difíceis de obter, estas organizações são obrigadas a adaptar-se às necessidades de uma sociedade em mudança, a reinventar-se, a reestruturar-se e a encontrar outros meios de se financiar, para lá dos apoios estatais, tendo que se pautar pela eficiência, inovação e sustentabilidade e demonstrar permanentemente a viabilidade dos seus projetos!


OBJECTIVOS GERAIS

No final da formação os formandos deverão ser capazes de estruturar uma resposta social a partir de um conjunto sistematizado de ideias e construir um social business plan viável que o suporte

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

• Saber identificar e caracterizar um problema social importante e negligenciado
• Conceber uma proposta de valor e listar todas as ações necessárias à sua consecução
• Construir um social business plan robusto e sustentável
• Angariar parcerias e financiadores
• Medir os resultados e o impacto social do projeto
• Comunicar eficazmente o projeto a potenciais financiadores


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.Caracterizar o problema social a resolver
2. Definir uma proposta de valor
3. Criar uma solução de resposta social detalhada
4. Identificar os recursos-chave e angariar parcerias e apoios
5. Construir um piloto
6. Demonstrar a viabilidade do projeto
7. Medir o impacto do projeto
9. Identificar e avaliar estratégias de crescimento do negócio social
10.Comunicar o projeto a financiadores

METODOLOGIA

Metodologia eminentemente ativa e prática, focada na transmissão de conhecimentos teóricos, permanentemente intercalada com a ilustração prática dos conteúdos apresentados

Privilegiam-se os métodos expositivo e demonstrativo, utilizando-se também os métodos interrogativo e ativo

Construção de um social business plan de uma forma estruturada e progressiva em 10 etapas e avaliação da sua viabilidade

Com o objetivo de permitir extrair o máximo proveito da formação e também servir para utilização futura, é distribuída a seguinte documentação:

- manual teórico com os conteúdos ministrados no curso;
- kit de ferramentas para estruturação de um projeto de intervenção social;
- pack de minutas de acordos de parcerias e mecenato;
- folha de cálculo de suporte à construção do social business model canvas;
- modelo excel para construção de um social business plan completo (componente qualitativa + projeções económico-financeiras).

Cada formando deve trazer o seu próprio computador portátil com o Excel devidamente instalado.


DESTINATÁRIOS

Todos os que pretendem materializar uma proposta de intervenção social sustentável e viável em resposta a um problema social previamente identificado.

Profissionais do terceiro setor que pretendam desenvolver competências ao nível da medição e demonstração da sustentabilidade, viabilidade e impacto dos projetos de intervenção que desenvolvem e da angariação de parcerias.



DURAÇÃO TOTAL DA FORMAÇÃO
12 horas

FORMADOR

MIGUEL NEVES MATIAS

Economista. Doutorado em Gestão. Frequentou o programa em Empreendedorismo do IES by INSEAD

Professor na Pós-Graduação em Gestão Global e Prática de Organizações Sociais no ISMT.

Ex-professor das UCs de Empreendedorismo e Organização e Gestão Projetos de Intervenção no Mestrado em Envelhecimento Ativo do IPLeiria.


DATAS/HORÁRIO DA FORMAÇÃO

3 sessões de 4 horas / cada. Quintas e sextas das 18h às 22h

Nº MÍNIMO DE PARTICIPANTES

10

PREÇO

  • Inscrição - 50€
  • Propina - 140€ (poderá ser paga em duas mensalidades de 70€ cada)
  • Valor total do curso - 190€

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (se não for portador do Cartão de Cidadão)
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações


CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Curso de Curta Duração em Educação para os Media Digitais

COORDENADOR

Doutora Patrícia Silveira*
* doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Participou nos Projetos ´e-Media Education Lab`, co-financiados pela União Europeia, ´Escolinhas Criativas` (financiamento pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional) e ´A Política das Alterações Climáticas: discursos e representações` (financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Em 2012, realizou um período de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona, durante o qual colaborou com o Projeto ´EMEDUS - European Media Literacy Education Study`

CONTACTO COORDENAÇÃO


Doutora Patrícia Silveira - ana_da_silveira@hotmail.com


APRESENTAÇÃO

O curso Curta Duração em Educação para os Media Digitais aborda questões salientes do campo da literacia para os media no novo ambiente mediático digital, com o principal propósito de que os discentes sejam capazes de adaptar a pedagogia associada à Educação para os Media aos seus contextos profissionais específicos.


OBJETIVOS DO CURSO

Com este curso pretende-se que os discentes sejam capazes de: a) Adquirir conhecimento sobre os propósitos e os fundamentos da literacia mediática, especialmente em relação aos media digitais; b) Adquirir conhecimento sobre os recursos pedagógicos disponíveis associados à Educação para os Media; c) Compreender a importância dos media na vida das crianças e dos jovens e no seu conhecimento do mundo; d) Implementar os propósitos da Educação para os Media nos contextos formais de aprendizagem.


DESTINATÁRIOS

Professores e pessoas interessadas em desenvolver projetos de Educação para os Media em contexto de ensino.


DURAÇÃO DO CURSO

20 horas

HORÁRIO

sábado
TAXA DE INSCRIÇÃO

100 €

PROPINAS

1 propina de 180,00€



Candidaturas abertas até ao dia 30 de setembro de 2016


PLANO DE ESTUDOS

UNIDADES CURRICULARES
Introdução ao conceito de Literacia Mediática
Programas, iniciativas e recursos: O Referencial em Educação para os Media
Os media e a socialização
Usos dos media por crianças e jovens: análise de estudos nacionais e internacionais
Conceito e contextos de mediação: a escola como espaço privilegiado
Os media digitais como catalisadores da participação cívica
Integração das TIC na sala de aula
Registo de práticas de Educação para os Media na escola


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (se não for portador do Cartão de Cidadão)
  • 1 Fotografia a cores


CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
EXCEL AVANÇADO PARA APOIO À GESTÃO

OBJECTIVOS GERAIS

Utilizar o Excel como ferramenta de trabalho, na simplificação e agilização de tarefas administrativas e financeiras rotineiras, na elaboração de reportes e relatórios técnicos que envolvam cálculos, fórmulas e análises complexas, que sirvam de suporte à tomada de melhores decisões nas áreas comercial, de marketing, de gestão operacional e financeira, entre outras.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

• Otimizar a eficiência do Excel, gerando e criando informações em tempo útil, com recurso a gráficos avançados e dashboards
• Ampliar conhecimentos relativos a conceitos, funções e programação do Excel.
• Encontrar soluções ótimas para problemas recorrentes de gestão (planeamento de produção, orçamentos, definição de estruturas de financiamento, compras, etc.), construindo modelos de apoio à tomada de decisões
• Criar folhas de cálculo, com base em modelos pré-definidos, que dão resposta a várias necessidades de projeção de serviços de dívida (empréstimos de diversos tipos, leasings, etc)
• Agilizar o tratamento de dados, através da criação de diferentes cenários e da interligação de fórmulas
• Efetuar análises de sensibilidade e de risco mais complexas, com recurso aos add-ins do Excel: Crystal Ball e TreePlan
• Formatar e utilizar eficientemente as Tabelas Dinâmicas
• Personalizar o Excel de modo a agilizar e automatizar tarefas e eliminar processos repetitivos, com recurso a Macros.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. ENQUADRAMENTO
1.1. Ambiente de trabalho
1.2. Os frisos do Excel
1.3. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
1.5. Outros comandos e opções
1.6. Introdução de dados
1.7 Funções

2. GESTÃO DE DADOS
2.1. importação, limpeza e validação
2.2. gestão e operações sobre tabelas
2.3. funções de procura, estatísticas e com critérios
2.4. filtros de dados com critérios automáticos e com critérios avançados.

3. FERRAMENTAS DE ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS
3.1. formatação como tabela e funcionalidades associadas
3.2. formatação condicional com barras de dados, escalas de cores e ícones
3.3. gráficos, gráficos sparkline
3.4. tabelas/gráficos dinâmicos
3.5. dashboards

4. ANÁLISE DE HIPÓTESES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
4.1. tabelas de dados/simulação
4.2. cenários
4.3. atingir objectivo (goal seek)
4.4. solver

5. AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS
5.1. introdução às macros e ao Visual Basic for Applications (VBA)
5.2. gravação de macros, apresentação e execução
5.3. segurança das macros

6. LIGAÇÕES DO EXCEL COM OUTRAS APLICAÇÕES E A INTEGRAÇÃO COM A INTERNET
6.1. ligações (hyperlinks)
6.2. incorporação (embedding)

METODOLOGIA

Metodologia eminentemente ativa e prática, focada na transmissão de conhecimentos teóricos adaptados à realidade prática com a qual os formandos se deparam ou poderão deparar no seu dia-a-dia, por força das atividades que desenvolvem.

Privilegiam-se os métodos expositivo e demonstrativo utilizando-se também, os métodos interrogativo e ativo, no que se refere à realização dos exercícios ilustrativos dos temas propostos, com a sua projeção em ecrã, e que pretendem responder a desafios ou problemas reais de gestão.

Com o objetivo de permitir extrair o máximo proveito da formação e também servir como guia para referência e utilização futura, é distribuída a seguinte documentação relativa ao curso e aos diversos temas abordados:

- manual teórico que permite uma familiarização rápida com as diversas funcionalidades do Excel 2013;
- guião de fórmulas em português e em inglês;
- folha de cálculo com os exercícios propostos;
- folha de cálculo a entregar no final com uma explicação dos conteúdos abordados em cada um dos temas do programa e a resolução detalhada dos casos práticos apresentados.

São ainda oferecidos 10 modelos em Excel analisados na formação que abrangem diversas áreas da gestão de uma organização (análise financeira, previsão económico-financeira, cálculo financeiro, análise estratégica e análise de risco de projetos) e que poderão ser adaptados às situações concretas com que os formandos se deparem nas suas organizações.

Cada formando deve trazer o seu próprio computador portátil com o Excel devidamente instalado.


DESTINATÁRIOS

Empresários, Gestores e Técnicos das áreas financeira, contabilidade, comercial, de marketing e de gestão operacional.

Estudantes de cursos de Gestão, Economia e Contabilidade

Todos os utilizadores de Excel que pretendem adquirir ou aperfeiçoar competências avançadas na utilização do Excel na gestão de organizações



DURAÇÃO TOTAL DA FORMAÇÃO

16 horas

FORMADOR

MIGUEL NEVES MATIAS

Gestor de equipas comerciais na Banca
Professor no ISMT
Formador nas áreas de Finanças e Avaliação de Investimentos
Licenciado em Economia
Mestre em Ciências Económicas
Doutor em Gestão


DATAS/HORÁRIO DA FORMAÇÃO

4 sessões de 4 horas / cada. Quintas e sextas das 18 às 22

Nº MÍNIMO DE PARTICIPANTES

10

PREÇO

  • Inscrição - 50€
  • Propina - 160€ (poderá ser paga em duas mensalidades de 80€ cada)
  • Valor total do curso - 210€

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (se não for portador do Cartão de Cidadão)
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações


CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
O Contrato de Trabalho

COORDENAÇÃO

Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Jurista, professor e investigador em ciências jurídicas. Dourando em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Mestre e Especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Licenciado em Direito. É ainda Pós-Graduado em Direito Penal Económico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e investigador em questões de Direitos Humanos de 2.ª geração, nomeadamente questões de trabalho, emprego e justa remuneração, género, cidadania e sistemas prisionais, tendo participado em diversos projetos de investigação nacionais, internacionais e interinstitucionais, financiados entre outros pelo Conselho da Europa. É autor de várias publicações em Portugal e em vários países, como Espanha, França, Brasil, Roménia, Holanda, Chipre e Argentina, sob a forma de artigo científico, capítulo de livro, relatório ou working paper.

CONTACTO DA COORDENAÇÃO

OBJETIVOS

É espectável que, concluindo, com sucesso, o presente curso, o/a Auditor/a fique que apto/a a responder, com eficácia, a domínios práticos do direito contratual laboral, nomeadamente no que concerne à construção, e gestão da relação jurídica de trabalho, nas suas diversas dimensões contratuais, tendo, por referência, o direito do trabalho no ordenamento jurídico português.


DESTINATÁRIOS

Gestores de Recursos Humanos, Sociólogos, Economistas, Psicólogos, Administradores, Estudantes finalistas das áreas económicas e outros interessados pelos domínios do direito na gestão de recursos humanos.
DURAÇÃO DO CURSO

25 h
HORÁRIOS

Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)

CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

Horas letivas: 20 - Horas de trabalho: 30



PLANO DE ESTUDOS


UNIDADES CURRICULARES TEMPO DE TRABALHO (HORAS)
TOTAL CONTACTO
Módulo I
Práticas Jurídicas de Direito do Trabalho para não Juristas
3
2
Processo de Recrutamento, Direitos, Deveres e Garantias das Partes Contratuais
3
2
Contrato de Trabalho sem Termo
3
2
Contrato de Trabalho a Termo Resolutivo
3
2
Contrato de Trabalho a Tempo Parcial
3
2
Contrato de Trabalho Intermitente, Comissão de Serviço e Teletrabalho
3
2
Contrato de Trabalho Temporário e Indeterminado para Cedência Temporária
3
2
Contrato de Trabalho em Funções Públicas
3
2
Instrumentos de Regulação Coletiva de Trabalho
3
2
Responsabilidade contraordenacional
3
2
TOTAL
30
20



CORPO DOCENTE


Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Mestre Ana Costa de Almeida
Licenciada Vânia Delgado

PROPINAS

Preços Ano Letivo 2018/2019
Curso
Inscrição
Propinas Mensais
Propina Total do Curso
Vagas
Nº Mensalidades
Valor Unitário
O Contrato de Trabalho
50,00 €
1
190,00 €
240,00 €
25

FINANCIAMENTO


  • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
  • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
  • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
  • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
Para mais informações clique aqui.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • 1 Fotografia a cores


CANDIDATURA ONLINE

Faça aqui a sua candidatura online

CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Práticas Jurídicas na Gestão de Recursos Humanos

COORDENAÇÃO

Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Jurista, professor e investigador em ciências jurídicas. Dourando em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Mestre e Especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Licenciado em Direito. É ainda Pós-Graduado em Direito Penal Económico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e investigador em questões de Direitos Humanos de 2.ª geração, nomeadamente questões de trabalho, emprego e justa remuneração, género, cidadania e sistemas prisionais, tendo participado em diversos projetos de investigação nacionais, internacionais e interinstitucionais, financiados entre outros pelo Conselho da Europa. É autor de várias publicações em Portugal e em vários países, como Espanha, França, Brasil, Roménia, Holanda, Chipre e Argentina, sob a forma de artigo científico, capítulo de livro, relatório ou working paper.

CONTACTO DA COORDENAÇÃO

OBJETIVOS

Dotar, os/as auditores/as, de conhecimentos jurídicos, iminentemente práticos, e de aplicação concreta ao dia a dia, de um departamento de recursos humanos, de forma transversal, e em todos os tipos de organizações económicas, públicas ou privadas.

DESTINATÁRIOS

Gestores de Recursos Humanos, Sociólogos, Economistas, Psicólogos, Administradores, Estudantes finalistas das áreas económicas e outros interessados pelos domínios do direito na gestão de recursos humanos.
DURAÇÃO DO CURSO

20 h
HORÁRIOS

Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)

CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

Horas letivas: 20 - Horas de trabalho: 26


PLANO DE ESTUDOS


UNIDADES CURRICULARES TEMPO DE TRABALHO (HORAS)
TOTAL CONTACTO
Práticas Jurídicas para não Juristas
3
2,5
Implementação de Políticas de Igualdade de Género
3
2,5
Práticas de Direito do Trabalho e da Segurança Social no Contexto da União Europeia
3
2,5
Sistemas de Compliance e Responsabilização nas Organizações
3
2,5
Práticas de Direito da Insolvência
3
2,5
Contraordenações, Responsabilidade Civil e Criminal
3
2,5
Análise, Investigação e Prevenção de Acidentes de Trabalho
3
2,5
O RGPD – Implementação de Políticas de Proteção de Dados
3
2,5
TOTAL
24
20



CORPO DOCENTE


Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Doutora Daniela Serra Castilhos
Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Mestre Ana Costa de Almeida

PROPINAS

Preços Ano Letivo 2018/2019
Curso
Inscrição
Propinas Mensais
Propina Total do Curso
Vagas
Nº Mensalidades
Valor Unitário
Práticas Jurídicas na Gestão de Recursos Humanos
50,00 €
1
160,00 €
210,00 €
20

FINANCIAMENTO


  • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
  • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
  • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
  • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
Para mais informações clique aqui.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • 1 Fotografia a cores


CANDIDATURA ONLINE

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CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Implementação de Políticas de Proteção de Dados nas Organizações

COORDENAÇÃO

Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Jurista, professor e investigador em ciências jurídicas. Dourando em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Mestre e Especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Licenciado em Direito. É ainda Pós-Graduado em Direito Penal Económico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e investigador em questões de Direitos Humanos de 2.ª geração, nomeadamente questões de trabalho, emprego e justa remuneração, género, cidadania e sistemas prisionais, tendo participado em diversos projetos de investigação nacionais, internacionais e interinstitucionais, financiados entre outros pelo Conselho da Europa. É autor de várias publicações em Portugal e em vários países, como Espanha, França, Brasil, Roménia, Holanda, Chipre e Argentina, sob a forma de artigo científico, capítulo de livro, relatório ou working paper.

CONTACTO DA COORDENAÇÃO

OBJETIVOS

O Regulamento (UE) 2016/679 – Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) trouxe desafios muito relevantes aos 28 Estados-Membros da EU, em geral, e às organizações, em particular. Com este curso, o/a auditor/a fica apto a responder, com eficácia, à implementação do RGPD, em qualquer organização e em qualquer setor da economia. O curso pretende, através de uma abordagem prática, estabelecer os conceitos e as ferramentas disponíveis e, consequentemente, como implementá-las nas organizações.


DESTINATÁRIOS

Gestores de Recursos Humanos, Assistentes Sociais, Diretores de Técnicos de respostas sociais, Empresários, Quadros superiores, Administradores, Gerentes, Responsáveis Comerciais, da Qualidade e de Marketing, Informáticos, Contabilistas, Gestores de Dados de Saúde, Encarregados de Proteção de Dados, Funcionários administrativos, Estudantes Finalistas de Direito, Serviço Social, Gestão, Economia, Informática, Marketing, Investigadores e outros interessados.
DURAÇÃO DO CURSO

20h
HORÁRIOS

Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)

CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

Horas letivas: 20 - Horas de trabalho: 26


PLANO DE ESTUDOS


UNIDADES CURRICULARES TEMPO DE TRABALHO (HORAS)
TOTAL CONTACTO
Módulo I
RGPD – Princípios e âmbito material
3
2,5
Direitos do titular: Dados pessoais e tratamento
7
5
Consentimento livre e informado
3
2,5
Subcontratação e portabilidade
3
2,5
O Encarregado de proteção de dados: funções e responsabilização
7
5
Acreditação, certificação e códigos de conduta
3
2,5
TOTAL
26
20



CORPO DOCENTE


Marco Ribeiro Henriques
Doutoranda Izabel Albuquerque
Doutoranda Anabela Brízido
Mestre Ana Costa de Almeida
Licenciada Vânia Delgado
Licenciado Hugo Araújo

PROPINAS

Preços Ano Letivo 2018/2019
Curso
Inscrição
Propinas Mensais
Propina Total do Curso
Vagas
Nº Mensalidades
Valor Unitário
Implementação de Políticas de Proteção de Dados nas Organizações
50,00 €
1
160,00 €
210,00 €
20

FINANCIAMENTO


  • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
  • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
  • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
  • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
Para mais informações clique aqui.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • 1 Fotografia a cores


CANDIDATURA ONLINE

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CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas Organizações

COORDENAÇÃO

Doutorando Marco Ribeiro Henriques
- Jurista, professor e investigador em ciências jurídicas. Dourando em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Mestre e Especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Licenciado em Direito. É ainda Pós-Graduado em Direito Penal Económico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e investigador em questões de Direitos Humanos de 2.ª geração, nomeadamente questões de trabalho, emprego e justa remuneração, género, cidadania e sistemas prisionais, tendo participado em diversos projetos de investigação nacionais, internacionais e interinstitucionais, financiados, entre outros, pelo Conselho da Europa. É autor de várias publicações em Portugal e em vários países, como Espanha, França, Brasil, Roménia, Holanda, Chipre e Argentina, sob a forma de artigo científico, capítulo de livro, relatório ou working paper.


CONTACTO DA COORDENAÇÃO

OBJETIVOS

A implementação plena do Regulamento (UE) 2016/679 – Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), no dia 25 de maio de 2018, trouxe desafios muito relevantes aos 28 Estados-Membros da EU. Com este curso, o/a auditor/a fica apto a responder, com eficácia, à implementação do RGPD, em qualquer organização. O curso pretende, através de uma abordagem prática, estabelecer os conceitos e as ferramentas disponíveis e saber como seleciona-las e implementa-las, para que as organizações não fiquem expostas a coimas, e a reputação de mercado duvidosa, decorrente de más práticas de proteção de dados.
No final do curso, todos/as os/as auditores serão capazes de demonstrar, de uma forma prática e interativa, a aplicabilidade do RGPD, diagnosticar e estruturar novos procedimentos e manuais de boas práticas adequados à implementação ajustada à sua realidade organizacional e, ainda, a reconhecer os direitos, obrigações, cuidados a ter, documentos, procedimentos, imposições legais e sanções a que empresas, organizações e instituições estão, atualmente, sujeitas.


DESTINATÁRIOS

Gestores de Recursos Humanos, Assistentes Sociais, Diretores de Técnicos de respostas sociais, Empresários, Quadros superiores, Administradores, Gerentes, Responsáveis Comerciais, da Qualidade e de Marketing, Informáticos, Contabilistas, Gestores de Dados de Saúde, Encarregados de Proteção de Dados, Funcionários administrativos, Estudantes Finalistas de Direito, Serviço Social, Gestão, Economia, Informática, Marketing, Investigadores e outros interessados.
DURAÇÃO DO CURSO

15 DIAS (intensivo)
HORÁRIO PÓS-LABORAL

Segunda-feira a sexta-feira (18:00 – 23:00) e Sábado (10:00 – 16:00)

CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

85h


PLANO DE ESTUDOS


UNIDADES CURRICULARES TEMPO DE TRABALHO (HORAS)
TOTAL CONTACTO
Módulo I
Proteção de dados: O regime em vigor
10
2,5
RGPD – Princípios e âmbito material
5
Tratamento de dados
2,5
Módulo II
Direitos do titular: Dados pessoais
25
10
Consentimento livre e informado
5
O Encarregado de proteção de dados: funções e responsabilização
10
Módulo III
Proteção de dados no contexto das organizações transnacionais
15
2,5
Proteção de dados no contexto laboral
2,5
Proteção de dados no contexto contabilidade
2,5
Proteção de dados no contexto da saúde
2,5
Proteção de dados no contexto do setor social
2,5
Proteção de dados em ambiente virtual
2,5
Módulo IV
Os intervenientes na proteção dos dados
20
5
Portabilidade
2,5
Subcontratação
2
Sistemas de controlo e responsabilização
10
Módulo V
Acreditação, certificação e códigos de conduta
15
2,5
Implementação de políticas de gestão de dados nas organizações – O “dossier” de proteção de dados
7,5
TOTAL
85



CORPO DOCENTE


Doutorando Marco Ribeiro Henriques
Doutoranda Izabel Albuquerque
Doutoranda Anabela Brízido
Mestre Ana Costa de Almeida
Licenciada Vânia Delgado
Licenciado Hugo Araújo

PROPINAS

Preços Ano Letivo 2018/2019
Curso
Inscrição
Propinas Mensais
Propina Total do Curso
Vagas
Nº Mensalidades
Valor Unitário
Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas Organizações
100,00 €
3
215,00 €
745,00 €
85

FINANCIAMENTO


  • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
  • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
  • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
  • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
Para mais informações clique aqui.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Boletim de Candidatura [pdf]
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações
  • Documento de identificação pessoal
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • 1 Fotografia a cores


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CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
Competências para melhorar a produtividade e a competitividade das organizações

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Prof. Doutor Aquilino Felizardo


OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

• Conhecer o papel de cada uma das abordagens estratégicas no processo de gestão estratégica;
• Compreender a relevância do papel da produtividade e da competitividade para a consecução da vantagem competitiva;
• Compreender os elementos constantes num processo de gestão estratégica;
• Conhecer e compreender os aspetos críticos de cada uma das fases do processo de gestão estratégica;
• Fornecer aos discentes um conjunto de ferramentas e metodologias de aplicação em contexto profissional.

DESTINATÁRIOS

Estudantes, consultores, gestores, empresários

DURAÇÃO DO CURSO

• 3 sessões (4 horas) – 12h
• Sextas-feiras (ou outro dia)
• 18 h – 22 h
• A iniciar em setembro de 2018


FORMADOR

Prof. Doutor Aquilino Felizardo


PLANO DA FORMAÇÃO


TEMA CONTEÚDOS CARGA HORÁRIA
Do raciocínio à ação
  • Raciocínio estratégico
  • Planeamento estratégico
  • 1h
    Abordagens estratégicas
  • Competitividade
  • Diferenciação
  • Posicionamento
  • Baixo custo
  • 3h
    Competitividade
  • Competências
  • Valor acrescentado
  • Vantagem competitiva
  • 2h
    Produtividade
  • Desempenho
  • Rentabilidade
  • Eficiência e eficácia
  • Perspectiva operacional
  • Perspectiva comportamental
  • 2h
    Gestão estratégica
  • Níveis de estratégias organizacionais
  • As 5 fases de um processo de gestão estratégica:
  • situação atual;
  • cenários;
  • decisão;
  • planeamento;
  • controlo e avaliação
  • 4h


    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Competências para melhorar a produtividade e a competitividade das Organizações
    50,00 €
    1
    125,00 €
    175,00€
    12

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
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    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    • Boletim de Candidatura [pdf]
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    • 1 Fotografia a cores


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    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra

    Introdução ao Coaching
    Introdução à Programação Neuro-Linguística
    Coaching e Programação Neuro-Linguística
    Curso de Introdução ao Coaching

    COORDENAÇÃO

    Drª Dina Tereso
    Bacharel em Gestão, Comercial e Marketing, licenciada em Marketing e Comércio Internacional e pós-graduada em Marketing e Comércio Internacional.
    É Coach, com Certificação Internacional em Coaching, seguindo os padrões de competências e ética da ICF (International Coach Federation) e Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), Master Practitioner e Trainer em PNL, reconhecida pelo IA-NLP-International Association of NLP, Consultora de Panorama Social Mental e Practitioner em Micro Expressões.
    Possui o curso Formação Pedagógica de Formadores (inicial e contínua), com o Certificado de Aptidão Profissional (CAP), acreditado pelo IEFP.


    OBJETIVOS

    Promover o auto-conhecimento, auto-desenvolvimento, no sentido de levar à ação os objetivos e metas desejadas, quer a nível pessoal como profissional.

    DESTINATÁRIOS

    Todas as pessoas que desejam conhecer-se melhor, tendo em conta o potencial ou talento que desconhecem e/ou conhecem e não sabem como potenciar.
    “Todos temos capacidades. A diferença está em como as usamos.” Stevie Wonder

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    14 horas

    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

    • O que é Coaching
    • Estado Atual / Estado Desejado
    • Roda da Vida e Roda dos Negócios
    • Objetivos de Sucesso
    • Identificação de Valores Pessoais e Profissionais
    • Importância das Crenças
    • Linguagem Positiva


    CORPO DOCENTE


    Drª Dina Tereso
    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Introdução ao Coaching
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
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    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
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    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Curso de introdução à programação neuro-linguística (pnl)

    COORDENAÇÃO

    Drª Dina Tereso
    Bacharel em Gestão, Comercial e Marketing, licenciada em Marketing e Comércio Internacional e pós-graduada em Marketing e Comércio Internacional.
    É Coach, com Certificação Internacional em Coaching, seguindo os padrões de competências e ética da ICF (International Coach Federation) e Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), Master Practitioner e Trainer em PNL, reconhecida pelo IA-NLP-International Association of NLP, Consultora de Panorama Social Mental e Practitioner em Micro Expressões.
    Possui o curso Formação Pedagógica de Formadores (inicial e contínua), com o Certificado de Aptidão Profissional (CAP), acreditado pelo IEFP.


    OBJETIVOS

    Conhecer os conceitos da Programação Neuro-Linguística, no sentido de descobrir o poder ilimitado da mente e do cérebro, de forma a poder programá-la para o sucesso pessoal e profissional. Otimizar a comunicação, quer a auto-comunicação, quer a comunicação com os outros e com ela ter o domínio da própria vida.


    DESTINATÁRIOS

    Todos os que desejam melhorar o seu potencial pessoal e profissional, de modo a dominar as suas vidas.
    “Quando controlas os teus pensamentos, controlas a tua mente. Quando controlas a tua mente, controlas a tua vida.” Robin Sharma

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    14 horas

    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

    • O que é PNL
    • Pressupostos da PNL
    • Mapas e Filtros Mentais
    • Sistemas de Representação
    • Rapport e Fisiologia
    • Âncoras e Círculo de Excelência
    • Exercícios de Auto-Conhecimento

    CORPO DOCENTE


    Drª Dina Tereso
    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Introdução à Programação Neuro-Linguística
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
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    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
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    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
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    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Curso de coaching e programação neuro-linguística (pnl)

    COORDENAÇÃO

    Drª Dina Tereso
    Bacharel em Gestão, Comercial e Marketing, licenciada em Marketing e Comércio Internacional e pós-graduada em Marketing e Comércio Internacional.
    É Coach, com Certificação Internacional em Coaching, seguindo os padrões de competências e ética da ICF (International Coach Federation) e Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), Master Practitioner e Trainer em PNL, reconhecida pelo IA-NLP-International Association of NLP, Consultora de Panorama Social Mental e Practitioner em Micro Expressões.
    Possui o curso Formação Pedagógica de Formadores (inicial e contínua), com o Certificado de Aptidão Profissional (CAP), acreditado pelo IEFP.


    OBJETIVOS

    Melhorar a auto-estima e a confiança, tendo em conta uma atitude proativa. Acreditar que é possível mudar, assumindo a responsabilidade pela construção de um plano de ação contínuo que engloba hábitos de uma vida saudável.


    DESTINATÁRIOS

    Todos os que de alguma forma estão em mudanças na sua vida pessoal ou profissional e desejam acreditar que é possível construir um futuro melhor, tendo uma atitude proativa.
    “Toda a reforma interior e toda a mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” Kant

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    14 horas

    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

    • O poder do Coaching e PNL
    • Estado e Fisiologia
    • Objetivos de Futuro
    • Atitude Construtiva
    • Estratégia de Criatividade
    • Transformação de Crenças
    • Mind Mapping

    CORPO DOCENTE


    Drª Dina Tereso
    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Coaching e Programação Neuro-Linguística
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
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    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

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    • Curriculum Vitae
    • Certificado de Habilitações
    • Documento de identificação pessoal
    • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
    • 1 Fotografia a cores


    CANDIDATURA ONLINE

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    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra

    Índices de Sinistralidade e Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho
    Investigação de Acidentes de Trabalho
    Elaboração de um Plano de Prevenção
    Gestão do Risco
    Ergonomia no Posto de Trabalho
    Curso de índices de sinistralidade e gestão da saúde e segurança no trabalho

    COORDENAÇÃO

    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    - Doutoramento em Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho pela Universidade de Léon (Espanha) e reconhecido pela Universidade de Aveiro.
    - Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais e Organizacionais (Universidade Autónoma de Lisboa)
    - Licenciatura em Engenharia Informática – Sistemas de Informação (ESTG – Leiria)
    - Chefe da Área de Segurança e Saúde no Trabalho (Segurança em Terra & Ambiente) - Gabinete de Prevenção de Acidentes, Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Presidente da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS)
    - Docente na Licenciatura de Engenharia da Segurança no Trabalho - ESTeS Coimbra, Professor Adjunto Convidado
     - Oficial da Inspecção-Geral da Força Aérea – Responsável pela Área da Formação em SST e Investigação de Acidentes de Trabalho, Gabinete de Prevenção de Acidentes - Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Coordenador do Curso de Projectista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios para as 3ª e 4ª Categorias de Risco


    Mestre Mónica Camarada
    - Mestrado em Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria
    - Licenciada em Engenharia de Segurança no Trabalho
    - Responsável do Departamento de Segurança no Trabalho, do Censosf- Grupo Sanfil Medicina
    - Gestora da Formação reconhecida pela DGERT
    - Docente em diversos cursos de Segurança e Saúde no Trabalho na Força Aérea Portuguesa
    - Formadora há 18 anos, em diversas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho


    APRESENTAÇÃO

    As áreas de conhecimento e intervenção que suportam este mini-curso (MC) são fundamentais para que seja efectuada uma correcta gestão de recursos, a todos os níveis. O conhecimento, por parte dos Gestores, das razões que levam à necessidade de realização de determinadas acções, em termos de SHT, poderá traduzir-se numa mais-valia extremamente benéfica para as organizações, em termos de maximização dos aspectos positivos e eliminação/diminuição dos negativos.

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    14h


    PLANO DE ESTUDOS


    Módulos HORAS de CONTACTO
    Acidentes de Trabalho
    • Conceito preventivo
    • Teoria da Causalidade
    • Consequências
    2
    Índices de Sinistralidade
    • Introdução
    • Variáveis de entrada
    • Interpretação dos resultados
    2
    Exercícios práticos de cálculo de índices de sinistralidade
    3
    Custos dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Profissionais
    • Directos
    • Indirectos
    2
    Tableau de Board
    2
    Exercício prático de cálculo do custo de um Acidente de Trabalho
    3
    TOTAL
    14h



    CORPO DOCENTE


    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    Mestre Mónica Camarada

    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Índices de Sinistralidade e Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


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    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Curso de Investigação de Acidentes

    COORDENAÇÃO

    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    - Doutoramento em Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho pela Universidade de Léon (Espanha) e reconhecido pela Universidade de Aveiro.
    - Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais e Organizacionais (Universidade Autónoma de Lisboa)
    - Licenciatura em Engenharia Informática – Sistemas de Informação (ESTG – Leiria)
    - Chefe da Área de Segurança e Saúde no Trabalho (Segurança em Terra & Ambiente) - Gabinete de Prevenção de Acidentes, Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Presidente da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS)
    - Docente na Licenciatura de Engenharia da Segurança no Trabalho - ESTeS Coimbra, Professor Adjunto Convidado
     - Oficial da Inspecção-Geral da Força Aérea – Responsável pela Área da Formação em SST e Investigação de Acidentes de Trabalho, Gabinete de Prevenção de Acidentes - Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Coordenador do Curso de Projectista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios para as 3ª e 4ª Categorias de Risco


    Mestre Mónica Camarada
    - Mestrado em Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria
    - Licenciada em Engenharia de Segurança no Trabalho
    - Responsável do Departamento de Segurança no Trabalho, do Censosf- Grupo Sanfil Medicina
    - Gestora da Formação reconhecida pela DGERT
    - Docente em diversos cursos de Segurança e Saúde no Trabalho na Força Aérea Portuguesa
    - Formadora há 18 anos, em diversas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho


    APRESENTAÇÃO

    As áreas de conhecimento e intervenção que suportam este mini-curso (MC) são fundamentais para que seja efectuada uma correcta gestão de recursos, a todos os níveis. O conhecimento, por parte dos Gestores, das razões que levam à necessidade de realização de determinadas acções, em termos de SHT, poderá traduzir-se numa mais-valia extremamente benéfica para as organizações, em termos de maximização dos aspectos positivos e eliminação/diminuição dos negativos.

    HORÁRIO

    Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)


    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    14h


    PLANO DE ESTUDOS


    Módulos HORAS de CONTACTO
    Teoria do Acidente
    4
    Investigação de Acidentes
    • Introdução
    • Necessidade de investigação
    • Princípios a seguir
    • Cuidados especiais
    • Causas e Factores dos Acidentes
    • Organização para a Investigação
    3
    Exercícios práticos usando um método de investigação
    7
    TOTAL
    14h



    CORPO DOCENTE


    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    Mestre Mónica Camarada

    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Investigação de Acidentes de Trabalho
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
    Para mais informações clique aqui.

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    • Boletim de Candidatura [pdf]
    • Curriculum Vitae
    • Certificado de Habilitações
    • Documento de identificação pessoal
    • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
    • 1 Fotografia a cores


    CANDIDATURA ONLINE

    Faça aqui a sua candidatura online

    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Curso de Elaboração de um Plano de Prevenção

    COORDENAÇÃO

    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    - Doutoramento em Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho pela Universidade de Léon (Espanha) e reconhecido pela Universidade de Aveiro.
    - Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais e Organizacionais (Universidade Autónoma de Lisboa)
    - Licenciatura em Engenharia Informática – Sistemas de Informação (ESTG – Leiria)
    - Chefe da Área de Segurança e Saúde no Trabalho (Segurança em Terra & Ambiente) - Gabinete de Prevenção de Acidentes, Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Presidente da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS)
    - Docente na Licenciatura de Engenharia da Segurança no Trabalho - ESTeS Coimbra, Professor Adjunto Convidado
     - Oficial da Inspecção-Geral da Força Aérea – Responsável pela Área da Formação em SST e Investigação de Acidentes de Trabalho, Gabinete de Prevenção de Acidentes - Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Coordenador do Curso de Projectista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios para as 3ª e 4ª Categorias de Risco


    Mestre Mónica Camarada
    - Mestrado em Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria
    - Licenciada em Engenharia de Segurança no Trabalho
    - Responsável do Departamento de Segurança no Trabalho, do Censosf- Grupo Sanfil Medicina
    - Gestora da Formação reconhecida pela DGERT
    - Docente em diversos cursos de Segurança e Saúde no Trabalho na Força Aérea Portuguesa
    - Formadora há 18 anos, em diversas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho


    APRESENTAÇÃO

    As áreas de conhecimento e intervenção que suportam este mini-curso (MC) são fundamentais para que seja efectuada uma correcta gestão de recursos, a todos os níveis. O conhecimento, por parte dos Gestores, das razões que levam à necessidade de realização de determinadas acções, em termos de SHT, poderá traduzir-se numa mais-valia extremamente benéfica para as organizações, em termos de maximização dos aspectos positivos e eliminação/diminuição dos negativos.
    HORÁRIOS

    Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    14h


    PLANO DE ESTUDOS


    Módulos HORAS de CONTACTO
    Plano de Preven??o
    • Introdu??o
    • Gest?o da Seguran?a e da Sa?de no Trabalho
    • Diagn?stico da Situa??o de Trabalho
    • Verifica??o e Controlo
    4
    Indicadores
    • De efectividade
    • De efici?ncia
    • De efic?cia
    • De gest?o
    3
    Elaboração de um exemplo prático de um Plano de Prevenção
    7
    TOTAL
    14h



    CORPO DOCENTE


    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    Mestre Mónica Camarada

    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Elaboração de um Plano de Prevenção
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
    Para mais informações clique aqui.

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    • Boletim de Candidatura [pdf]
    • Curriculum Vitae
    • Certificado de Habilitações
    • Documento de identificação pessoal
    • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
    • 1 Fotografia a cores


    CANDIDATURA ONLINE

    Faça aqui a sua candidatura online

    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Curso de Gestão do Risco

    COORDENAÇÃO

    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    - Doutoramento em Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho pela Universidade de Léon (Espanha) e reconhecido pela Universidade de Aveiro.
    - Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais e Organizacionais (Universidade Autónoma de Lisboa)
    - Licenciatura em Engenharia Informática – Sistemas de Informação (ESTG – Leiria)
    - Chefe da Área de Segurança e Saúde no Trabalho (Segurança em Terra & Ambiente) - Gabinete de Prevenção de Acidentes, Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Presidente da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS)
    - Docente na Licenciatura de Engenharia da Segurança no Trabalho - ESTeS Coimbra, Professor Adjunto Convidado
     - Oficial da Inspecção-Geral da Força Aérea – Responsável pela Área da Formação em SST e Investigação de Acidentes de Trabalho, Gabinete de Prevenção de Acidentes - Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Coordenador do Curso de Projectista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios para as 3ª e 4ª Categorias de Risco


    Mestre Mónica Camarada
    - Mestrado em Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria
    - Licenciada em Engenharia de Segurança no Trabalho
    - Responsável do Departamento de Segurança no Trabalho, do Censosf- Grupo Sanfil Medicina
    - Gestora da Formação reconhecida pela DGERT
    - Docente em diversos cursos de Segurança e Saúde no Trabalho na Força Aérea Portuguesa
    - Formadora há 18 anos, em diversas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho


    APRESENTAÇÃO

    As áreas de conhecimento e intervenção que suportam este mini-curso (MC) são fundamentais para que seja efectuada uma correcta gestão de recursos, a todos os níveis. O conhecimento, por parte dos Gestores, das razões que levam à necessidade de realização de determinadas acções, em termos de SHT, poderá traduzir-se numa mais-valia extremamente benéfica para as organizações, em termos de maximização dos aspectos positivos e eliminação/diminuição dos negativos.

    HORÁRIOS

    Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    21h


    PLANO DE ESTUDOS


    Módulos HORAS de CONTACTO
    Gestão de Riscos
    • A Segurança – Conceito Integrado
    • Segurança Global
    • Segurança Sistémica
    • Segurança Dinâmica
    2
    Metodologias de Avaliação do Risco
    • Generalidades
    • Metodologias de Avaliação Qualitativa
    • Metodologias de Avaliação Quantitativa
    • Metodologias de Avaliação Semi-Quantitativa
    • Outras Metodologias de Avaliação
    2
    Métodos de Avaliação do Risco
    • Os princípios gerais de prevenção e a avaliação de riscos
    • O objectivo da avaliação de riscos na prevenção
    • A importância da identificação dos riscos na concessão do sistema de segurança e higiene do trabalho
    • A importância da gestão do risco ocupacional
    • Exemplos de métodos e modelos de avaliação de riscos
    3
    Análise e avaliação de casos reais
    • Apresentação de casos práticos através de texto e/ou imagens
    • Aplicação prática de um método
    14
    TOTAL
    21H



    CORPO DOCENTE


    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    Mestre Mónica Camarada

    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Gestão do Risco
    50,00 €
    1
    160,00 €
    210,00 €
    21

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
    Para mais informações clique aqui.

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    • Boletim de Candidatura [pdf]
    • Curriculum Vitae
    • Certificado de Habilitações
    • Documento de identificação pessoal
    • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
    • 1 Fotografia a cores


    CANDIDATURA ONLINE

    Faça aqui a sua candidatura online

    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Curso de Ergonomia no Posto de Trabalho

    COORDENAÇÃO

    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    - Doutoramento em Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho pela Universidade de Léon (Espanha) e reconhecido pela Universidade de Aveiro.
    - Pós-Graduação em Dinâmicas Sociais e Organizacionais (Universidade Autónoma de Lisboa)
    - Licenciatura em Engenharia Informática – Sistemas de Informação (ESTG – Leiria)
    - Chefe da Área de Segurança e Saúde no Trabalho (Segurança em Terra & Ambiente) - Gabinete de Prevenção de Acidentes, Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Presidente da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS)
    - Docente na Licenciatura de Engenharia da Segurança no Trabalho - ESTeS Coimbra, Professor Adjunto Convidado
     - Oficial da Inspecção-Geral da Força Aérea – Responsável pela Área da Formação em SST e Investigação de Acidentes de Trabalho, Gabinete de Prevenção de Acidentes - Inspecção-Geral da Força Aérea
    - Coordenador do Curso de Projectista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios para as 3ª e 4ª Categorias de Risco


    Mestre Mónica Camarada
    - Mestrado em Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria
    - Licenciada em Engenharia de Segurança no Trabalho
    - Responsável do Departamento de Segurança no Trabalho, do Censosf- Grupo Sanfil Medicina
    - Gestora da Formação reconhecida pela DGERT
    - Docente em diversos cursos de Segurança e Saúde no Trabalho na Força Aérea Portuguesa
    - Formadora há 18 anos, em diversas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho


    APRESENTAÇÃO

    As áreas de conhecimento e intervenção que suportam este mini-curso (MC) são fundamentais para que seja efectuada uma correcta gestão de recursos, a todos os níveis. O conhecimento, por parte dos Gestores, das razões que levam à necessidade de realização de determinadas acções, em termos de SHT, poderá traduzir-se numa mais-valia extremamente benéfica para as organizações, em termos de maximização dos aspectos positivos e eliminação/diminuição dos negativos.

    DURAÇÃO DO CURSO

    Dois Sábados
    HORÁRIOS

    Sábado (9h30m – 13h; 14h – 17h30m)

    CARGA HORÁRIA (TOTAL DE HORAS DE CONTACTO)

    16 h


    PLANO DE ESTUDOS


    Módulos HORAS de CONTACTO
    Ergonomia
    • Conceito, objectivos e metodologia de estudo
    • Concepção de postos de trabalho
    • Concepção de equipamentos de trabalho
    • Interface homem – máquina
    • Trabalho com ecrãs de visualização: riscos, medidas de prevenção e de protecção, legislação
    • Movimentação Manual de Cargas
    7
    Organização do trabalho
      Conceitos,
      Metodologia e critérios de avaliação de riscos associados à:
      • Carga física do trabalho (esforços, posturas, trabalho sedentário, trabalho em pé);
      • Carga mental do trabalho (trabalho monótono e repetitivo);
      • Organização do tempo de trabalho (trabalho por turnos e trabalho nocturno)
    3
    Métodos de Avaliação do Risco
    • Os princípios gerais de prevenção e a avaliação de riscos
    • O objectivo da avaliação de riscos na prevenção
    • A importância da identificação dos riscos na concessão do sistema de segurança e higiene do trabalho
    • A importância da gestão do risco ocupacional
    • Exemplos de métodos e modelos de avaliação de riscos
    3
    Formação Prática Simulada
    Realização Prática de Análise Ergonómica de Postos de Trabalho
    3
    TOTAL
    16h



    CORPO DOCENTE


    Prof. Doutor Miguel Corticeiro Neves
    Mestre Mónica Camarada

    PROPINAS

    Preços Ano Letivo 2018/2019
    Curso
    Inscrição
    Propinas Mensais
    Propina Total do Curso
    Vagas
    Nº Mensalidades
    Valor Unitário
    Ergonomia no Posto de Trabalho
    50,00 €
    1
    140,00 €
    190,00 €
    14

    FINANCIAMENTO


    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
    Para mais informações clique aqui.

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    • Boletim de Candidatura [pdf]
    • Curriculum Vitae
    • Certificado de Habilitações
    • Documento de identificação pessoal
    • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
    • 1 Fotografia a cores


    CANDIDATURA ONLINE

    Faça aqui a sua candidatura online

    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
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