Aulas Abertas de Mestrado de Serviço Social 24 de junho

"Serviço Social Hospitalar e cuidados continuados" e "A brincar também se aprende: Análise e avaliação de um projeto de intervenção social" são os temas das duas Aulas Abertas do Mestrado em Serviço Social na próxima sexta-feira dia 24 de junho às 16h30 no Instituto Superior Miguel Torga com Paula Macedo e Rosa Gomes respetivamente.

Paula Macedo
Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós-Graduada em Administração e Gestão da Saúde pelo Instituto Superior de Leiria. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra. Terapeuta Familiar e de Casal, interventora Sistémica e Familiar, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Tem formação em Terapia de Casal Focada nas Emoções - TFE, certificada por International Centre for Excellence in Emotionally Focused Therapy (ICEEFT). Formadora de Formadores com a Especialização em Igualdade de Género. É Mediadora Familiar e de Conflitos com reconhecimento e certificação do Ministério da Justiça. Possui a categoria de Técnica Superior de Serviço Social no Centro Hospitalar de Leiria. Integra equipas clínicas de urgência, internamento e ambulatório, bem como equipas multidisciplinares comunitárias. Orientadora de Estágios Pedagógicos e Profissionais. Autora e coautora de várias comunicações científicas, e posters, apresentadas/os em congressos e conferências. Colaborou na organização de encontros científicos nacionais e internacionais.

Rosa Gomes
Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e licenciada em Serviço Social também pelo Instituto Superior de Serviço Social (atualmente designado ISMT ) de Coimbra. Assistente Social desde 1998 no Hospital Pediátrico -Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), EPE. Integra a equipa multidisciplinar do Serviço de Oncologia/Hematologia e Consulta de Medicina/CDI. Implementou em 2002 o projeto “A Brincar também se Aprende”, que se materializou num campo de férias para crianças e jovens portadores de VIH e suas famílias. Integra a equipa de coordenação até à presente data, em parceria com o Serviço Social do Hospital de Santa Maria. O Hospital Pediátrico (HP) desenvolve desde o ano 2000 o programa “Voluntários por um Sorriso”, integra a Comissão de Coordenação do Voluntariado, desde a sua génese. Integra o grupo de trabalho das Assistentes Sociais (1998), que trabalham na área da pediatria oncológica. Colabora com a Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra,  na orientação de estágios da Licenciatura em Serviço Social.
Colaborou com o ISMT na orientação de estágios de Licenciatura em Serviço Social. Atualmente tem participado em contexto de aula de Unidade Curricular. Vice -Presidente da Assembleia Geral do Núcleo Centro da ACREDITAR. Vogal no Conselho Fiscal da Associação Coração Feliz
Integra o Conselho Técnico e de Saúde da Associação Cálioasis – Centro de bem-estar para crianças, jovens e suas famílias afetadas pelo cancro. Integra o Conselho de Curadores Da Fundação Rui Osório de Castro. Vice- Presidente da Direção da Delegação Centro da APSS.

Estes eventos realizam-se no âmbito do Mestrado em Serviço Social na Unidade Curricular “Núcleo de Estudos e Investigação em Questão Social e Políticas Sociais e Serviço Social” lecionada pela Professora Vânia Rosa, no dia 24 de junho às 16h300, na sala 4 do edifício da Rua Bernardo de Albuquerque, nº 4, Coimbra.