ISMT - Instituto Superior Miguel Torga



RESUMO HISTÓRICO

Em maio de 1936 vieram para Coimbra, a convite do Senhor Professor Doutor Fernando Bissaya Barreto um grupo de religiosas francesas para se ocuparem do Ninho dos Pequenitos e obras anexas ou da mesma índole - dispensário, maternidade e mais tarde, Creche Jardim de Infância e Casa da Criança. Foi então que nasceu a ideia de se criar uma Escola baseada fundamentalmente em conhecimentos médico-sociais, que proporcionasse uma ação educativa e assistencial persistente e esclarecedora.

Em 1937 é criada em Coimbra a Escola Normal Social “A Saúde”, por iniciativa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, com o apoio do Professor Bissaya Barreto, Presidente da Junta da Província da Beira Litoral. As razões da criação da Escola Normal Social em Coimbra prendem-se com a necessidade de formação de Técnicos no âmbito médico-social que permitisse uma resposta às carências verificadas no setor maternoinfantil.

Alguns diplomas relevantes para a história do Instituto Superior Miguel Torga:

O DL nº 30.135 de 14 de dezembro de 1939, vem ratificar as escolas de formação social existentes a nível do país, bem como os respetivos programas.
Em 1940 é concedido pelo Ministério da Educação Nacional o Alvará (nº 312 de 18 de setembro) da Escola Normal Social à Junta de Província da Beira Litoral.

Por sua vez, o DL nº 40.678 de 10 de julho de 1956 autorizou o funcionamento de Escolas destinadas à formação de assistentes sociais dentro do quadro dos Estabelecimentos de ensino particular, tendo ainda o mesmo diploma estabelecido o regime de cursos ministrados e o estatuto das assistentes sociais.
O Despacho ministerial de 29 de março de 1962 veio reconhecer como superior o curso de Serviço Social ministrado na Escola Normal Social.
Pelo Despacho ministerial de 17 de dezembro de 1964, foi permitida a frequência de alunos do sexo masculino.
Por Despacho ministerial de 16 de março de 1965, foi autorizada a mudança de denominação da Escola Normal Social "A Saúde" para Instituto de Serviço Social de Coimbra.
O Despacho ministerial de 12 de junho de 1969 autorizou a alteração da denominação para Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra.
A Portaria nº 15/90 de 9 de janeiro estabelece no art. 1º "é reconhecido o ISSSC, de que é titular a Assembleia Distrital de Coimbra" e a Portaria nº 1144/90 de 20 de novembro veio determinar o reconhecimento do grau de licenciatura dos cursos de Serviço Social ministrados pelos Institutos Superiores de Serviço Social de Lisboa, Porto e Coimbra.
O Decreto-Lei nº 12/98 de 24 de janeiro veio alterar a denominação do Instituto para Instituto Superior Miguel Torga.



Microsoft MSDNAAThroughVisual Paradigm Academic Partner Program,Instituto Superior Miguel Torga is granted license for modeling software-VP-UMLfor educational use.
ISMT Todos os direitos reservados-2010   |      Desenvolvido por-Luís Cantarinhas      |   Optimizado para(1280x800)