ISMT - Instituto Superior Miguel Torga


Instruções para utilização do E-SCA, Requerimentos Online

O E-Serviços ao Cidadão Académico (E-SCA) é um site de apoio ao aluno do ISMT. Neste site, os alunos poderão:

- Consultar informação pessoal;
- Consultar as Unidades Curriculares a que estão inscritos e respectivos horários;
- Consultar os resultados de suas avaliações finais;
- Consultar a situação de tesouraria;
- Submeter requerimentos.

Todos os requerimentos aos órgãos do ISMT são feitos exclusivamente através deste portal.

Requerimentos On-line

Os requerimentos estão organizados em cinco Centros de Serviços: Conselho Diretivo (CD), Conselho Pedagógico (CP), Secretaria Virtual (CV), Tesouraria (FIN) e Escola Superior de Altos Estudos (ESAE).

I - O centro de serviços Conselho Pedagógico tem como objetivo esclarecer e/ou resolver diversas situações curriculares, nomeadamente, condições de acesso a épocas especiais, alteração de regime, mudança de unidades curriculares opcionais e outros casos. O centro de serviços possui os seguintes formulários:
  • 1. CP - Condições Especiais – este requerimento é destinado a alunos que necessitem de marcar datas de avaliação especiais.
  • 2. CP - Época Especial - este requerimento permite aos alunos solicitar que lhes seja concedido acesso à época especial de avaliação.
  • 3. CP - Mudança de Regime - este requerimento permite aos alunos solicitarem que lhes seja alterado o regime de frequência.
  • 4. CP - Mudança de Unidades Curriculares Opcionais - este requerimento permite aos alunos solicitarem que lhes sejam alteradas as Unidades Curriculares Opcionais.
  • 5. CP Estatutos: Trabalhador-Estudante - Este requerimento é dirigido a todos os alunos que pretendam usufruir do estatuto de Trabalhador-Estudante.
  • 6. CP-Estatutos: Dirigente Associativo, Maternidade, Outras Situações - este requerimento é dirigido a todos os alunos que pretendam usufruir de um estatuto específico.
  • 7. CP - Outras Situações - este requerimento permite aos alunos apresentarem situações ao Conselho Pedagógico que não se enquadrem nos restantes tipos de requerimentos disponíveis.

II - O centro de serviços Secretaria Virtual tem como objectivo disponibilizar online o pedido de documentos. O centro de serviços possui os seguintes formulários:
  • 1. SV - Pedido de Certificados (incluindo Diplomas)
  • 2. SV - Pedido de Declarações

III - O centro de serviços Tesouraria tem como objectivo gerir as situações referentes aos pagamentos dos alunos. Para isso os alunos podem utilizar o seguinte formulário:
  • 1. Fin - Requerimento à Tesouraria / Pagamentos - este requerimento serve para expor ao Departamento Financeiro/Tesouraria qualquer situação relacionada com os pagamentos de propinas.

IV - O centro de serviços Conselho Diretivo possui o formulário CD - Outras Situações onde o aluno pode expor situações que não sejam enquadráveis nos requerimentos dirigidos ao Conselho Pedagógico ou à Tesouraria.


V - O Centro de Serviços da ESAE destina-se ao esclarecimento e resolução de várias situações, as quais se traduzem nos seguintes formulários:
  • 1. Estatutos – este requerimento é dirigido a todos os alunos que pretendam usufruir de um estatuto específico.
  • 2. Pedido de Documentos – este requerimento permite aos alunos o pedido de certificados, diplomas, declarações e outros documentos ligados aos Cursos de 2º Ciclo.
  • 3. Pedido de Adiamento – este requerimento permite que os alunos submetam à Coordenação da ESAE pedidos de adiamento da data de entrega da dissertação.
  • 4. Pedido de Suspensão – este requerimento permite que os alunos submetam à Coordenação da ESAE pedidos de suspensão da dissertação.
  • 5. Revisão de Prova – este requerimento permite que os alunos submetam à ESAE pedidos de revisão de prova.
  • 6. Outras Situações – este requerimento serve para os alunos exporem situações que não sejam enquadráveis nos outros requerimentos dirigidos à Coordenação da ESAE.



Como enviar um requerimento através do E-SCA

  • Passo 1
    Ao entrar no E-SCA com o perfil “Aluno” (login: número de aluno, palavra chave: fornecida no momento da matrícula) o aluno será encaminhado para a área de avisos.
    Para enviar um requerimento, deverá seguir para a área “Atualizações e Serviços” selecionando a opção com o mesmo nome.
  • Passo 2
    Uma vez estando na área “Atualizações e Serviços”, o aluno deve escolher o Centro de Serviços que contém o requerimento que pretende.
  • Passo 3
    Após escolher o Centro de Serviços desejado surge no menu a lista de serviços disponíveis. A área central da página apresenta informação sobre o Centro de Serviços. Para prosseguir, deverá escolher o requerimento pretendido.
  • Passo 4
    Após escolher o requerimento, será apresentado um formulário que o aluno terá de preencher para efetuar o pedido do serviço, bem como uma breve descrição do mesmo.
    O aluno deverá preencher o formulário e clicar no botão “Enviar”.
  • Passo 5
    Ao escolher “Enviar” é atribuído um código ao pedido de requerimento e este fica registado.
    Para confirmar o registo do seu pedido o aluno deverá aceder à área “Pedidos Efetuados”, opção “Consultar Pedidos Pendentes”. O pedido que acabou de fazer estará na listagem de pedidos pendentes com o estado “Registado”.



O que são Requisitos?

Existem 3 tipos de requisitos cujos serviços podem ser associados a um pedido:
  • Informação adicional – Os serviços fazem uma pergunta ao aluno, e este deverá responder usando o E-SCA;
  • Entrega de Documentos – Os serviços solicitam ao aluno documentos a anexar ao requerimento do aluno. Estes documentos devem ser entregues na secretaria do ISMT.
  • Pagamento – Os serviços lançam uma dívida para que os alunos possam pagar os documentos pedidos. Este requisito ficará automaticamente cumprido após o pagamento ser efetuado por multibanco ou na tesouraria do ISMT.

Todos estes requisitos possuem uma data limite para que o aluno os cumpra expressamente no sistema. O seu incumprimento leva à anulação do requerimento.


Avisos do Sistema aos Alunos

  • Passo 1
    Ao entrar no E-SCA o aluno é encaminhado para a área “Avisos”.
    Para ler os avisos dever-se-á escolher a opção “Consultar Avisos por ler” no menu da esquerda.
    A página “Avisos por Ler” contém a lista de avisos não lidos. O botão “Marcar todos como lidos” irá alterar a informação da coluna “Lido” para “Sim” e estes avisos deixarão de constar desta página.
  • Passo 2
    Na área “Pedidos Efetuados” dever-se-á seleccionar a opção “Consultar Pedidos Pendentes” para consultar a lista de pedidos por resolver. Quando o estado do pedido se encontra a vermelho é sinal de que o aluno terá de actuar por forma a cumprir um requisito inserido pelos serviços. Para observar os detalhes de cada requerimento, o aluno deverá clicar em “Ver detalhe”.
  • Passo 3
    Caso o aluno verifique que não tem condições para cumprir os requisitos do pedido, poderá anulá-lo clicando no botão com o “Anular este pedido”.
    Caso contrário e caso estejam associados ao pedido requisitos do tipo “Informação Adicional” é dada a possibilidade ao aluno de responder à pergunta colocada directamente pelo E-SCA seguindo a hiperligação “Responder”.
  • Passo 4
    Clicando na hiperligação “Responder”, surge no ecrã uma página que permite ao aluno responder directamente aos esclarecimentos colocados pelos funcionários no contexto dos pedidos. Após a submissão da resposta o requisito passa a estar cumprido.
  • Passo 5
    Para cumprir um requisito do tipo pagamento, o aluno poderá efetuar esse pagamento por referência Multibanco ou junto da tesouraria.



Consulta de Pedidos Finalizados

Uma vez finalizado o pedido o aluno deverá visualizar o resultado através do E-SCA.
  • Passo 1
    Ao entrar no E-SCA o aluno é encaminhado para a área “Avisos”.
    Existindo Avisos por ler, o aluno deverá selecionar a opção “Pedidos Efetuados”.
  • Passo 2
    Para observar um pedido já finalizado o aluno deverá selecionar a opção “Consultar Pedidos Finalizados” para entrar na página de Histórico de Pedidos.
    Para consultar o resultado dever-se-á selecionar “Ver Detalhe”.



Centro de Apoio

Como validar a assinatura digital da declaração de IRS? (Manual)

Para apoio adicional o aluno deverá contactar os serviços através do email apoioesca@ismt.pt.
Documento de ajuda em formato PDF

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