ISMT - Instituto Superior Miguel Torga


Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Psicologia Clínica
Serviço Social

A Escola Superior de Altos Estudos (ESAE) é o Departamento que congrega toda a formação pós-graduada da Instituição: cursos de Pós-Graduação e cursos de 2º Ciclo / Mestrados.

A ESAE, através da sua equipa e de uma estreita colaboração com as Coordenações dos vários cursos, acompanha a formação dos estudantes:
• Apoiando a sua integração
• Contribuindo para o sucesso das atividades formativas.

Da ESAE faz parte a Comissão Científico-Pedagógica dos cursos de 2º Ciclo, formada pelo Presidente do Conselho Científico e pelos Coordenadores dos cursos de 2º Ciclo. Nas suas reuniões reflete-se sobre a política científica da Instituição e promovem-se colóquios e / ou outros eventos de caráter científico, destinados à formação dos estudantes e a dar a conhecer ao exterior a sua produção científica.

EQUIPA

Coordenação da ESAE:

Mestre Maria Pinto
Email: coordenacaoesae@ismt.pt

Secretariado:

Horário de funcionamento
2ª a 6ª, das 9h30 às 12h e das 14h às 17hm.


CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Boletim de candidatura Regime Geral de Acesso [pdf]
  • Boletim de candidatura Regime Especial [pdf]
  • Boletim de inscrição Regime de Tempo Livre (UCs avulso) [pdf]
  • Boletim de matrícula Regime Geral de Acesso [pdf]
  • Boletim de matrícula Regime Especial [pdf]
  • Ficha de inscrição (épocas de recurso e especial) [pdf]
  • Requerimento de admissão à prova pública [pdf]
  • Requerimento de Candidatura à Validação e Creditação de Competências Académicas e Profissionais [pdf]
  • Requerimento Desconto 25% para Desempregados [pdf]
  • Tabela de Emolumentos 17/18 (Propinas) [ pdf ]
ESTÁGIOS

  • Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Oganizacional
    • Regulamento de Estágio 2017-2018 [pdf]
    • Entrega relatório de estágio [pdf]
  • Psicologia Clínica
    • Calendário Escolar Estágios PC 2017-2018 [pdf]
    • Regulamento de Estágios Psicologia Clínica 2017-2018 [pdf]
    • Entrega relatório de estágio [pdf]
DISSERTAÇÃO/TRABALHO DE PROJETO/RELATÓRIO DE ESTÁGIO

  • Capas
    • Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
      • Capa (template) Dissertação/Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio [docx]
      • Capa (instruções para a gráfica) [zip]
    • Psicologia Clínica
      • Capa (template) Dissertação [docx]
      • Capa (template) Relatório de Estágio [docx]
      • Capa (instruções para a gráfica) [zip]
    • Serviço Social
      • Capa (template) Dissertação [docx]
      • Capa (instruções para a gráfica) [zip]
  • Entrega dos trabalhos finais - declaração do orientador [docx]
  • Entrega dos trabalhos finais - declaração do orientando [docx]
  • Entrega da dissertação (documentos) [pdf]
  • Guia para as Dissertações de Mestrado [pdf]
  • Logotipo ISMT e ESAE [zip]
  • Proposta de Reformulação de Dissertação [doc]
DOCUMENTOS DE APOIO

  • Ficha de Avaliação da UC 2017/2018- documento obrigatório [word](como gravar e retirar a password)
  • Ficha da Unidade Curricular 2017/2018 [word](como gravar e retirar a password)
  • Folha de Sumário [pdf]
  • Folha de Sumário de Orientação [pdf]
  • Folha de sumário de Orientação Tutorial [pdf
  • Modelo Enunciado teste 2017/2018 [word]
  • Regulamento do Trabalho de Projeto - mestrado em GRHCO [pdf]
  • Modelo de Pauta Intercalar [doc]
  • Regulamento Geral de Avaliação e de Procedimentos Académicos do ISMT-Cursos de 2º Ciclo [pdf]
  • Requerimento de pedido de Coorientação [docx]
Avisos
 
2017
- Antecipação de aula, Transtornos da Personalidade Diagnóstico e Clínica (Psicologia Clínica )[ pdf ]

2016
- Reposição de aula, Formulação de casos Clínicos (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Reposição de aula, Intervenção em redes e Multissistémica (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Reposição de aula, Intervenção nos comportamentos Aditivos(Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Reposição de aula, Terapias Cognitivo-comportamentais em Perturbações da Personalidade (Psicologia Clínica )[ pdf ]

2015
- Reposição de aula, Clínica e psicoterapia Psicodinamica na InfÂncia e Adolescência (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Anulação de aula, Intervenção em redes e Multissistémica (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Anulação de aula, Neuropsicologia (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Reposição de aula, Terapia Sexual e Conjugal (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Reposição de aula, Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes (Psicologia Clínica )[ pdf ]
- Reposição de aula, Transtornos da Personalidade: Diagnóstico e Clínica (Psicologia Clínica )[ pdf ]

2014
- Data de entrega da dissertação (Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional) [ pdf ]
- Datas de entrega do Relatório de Estágio (Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional)[ pdf ]
- Data de entrega da dissertação (Serviço social) [ pdf ]
- Datas de entrega do Relatório de Estágio (Psicologia Clínica)[ pdf ]
- Datas de entrega do Relatório de Estágio (Psicologia Clínica IPL) [ pdf ]
- Data de entrega da dissertação (Psicologia Clínica ) [ pdf ]
- Data de entrega da dissertação (Psicologia Clínica IPL) [ pdf ]
- Anulação de Aula (Psicologia Clínica - UC Neuropsicologia) [ pdf ]
- Anulação de Aula (Psicologia Clínica - UC Intervenção em Rede e Multisistémica) [ pdf ]
- Anulação e Reposição de Aula(Psicologia Clínica - UC Terapais Cognotivo Comportamentais em Perturbações de Personalidade) [ pdf ]
- Anulação e Reposição de Aula(Psicologia Clínica - UC Intervenção nos Comportamentos Aditivos) [ pdf ]
- Reunião de preparação do estágio académico (Psicologia Clínica) [ pdf ]
- Reunião de preparação do estágio académico (Psicologia Clínica - IPL) [ pdf ]
- Reposição de aula, Transtornos da personalidade: Diagnóstica e Clínica (Psicologia Clínica )[ pdf ]
ISMT


Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia Clínica

Área de Psicoterapia Psicodinâmica
( 1º Semestre 17-18 )
Área de Terapias Familiares e Sistémicas
( 1º Semestre 17-18
Área de Terapias Cognitivo-Comportamentais
( 1º Semestre 17-18 )

Serviço Social

ISMT

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
(Época normal final 1º semestre)
Inscrição em melhoria: (1º semestre)
Lançamento de notas




Prova Pública de Mestrado - Janeiro e fevereirdo de 2018
 


Prova Pública de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento organizacional
 
Mestranda: Ana Luísa Pedroso Tomás
Tema: “Gestão de Conflitos e Satisfação no Trabalho - estudo em uma empresa armazenista da zona centro”
Composição do Júri:
Presidente: Profa. Doutora Andrea Sousa
Arguente: Profa. Doutora Sónia Calado Dias
Orientador: Profa. Doutora Fátima Ney Matos
Dia: 26 de janeiro 2018
Local: Sala de Atos do Edifício da Rua Oliveira Matos, nº 17
Hora: 15h


Prova Pública de Mestrado em Psicologia Clínica
 
Mestranda: Adriana Miguel Gonçalves de Sá Bento
Tema: “Psicopatia, Experiências Traumáticas e Sintomas Psicopatológicos em Reclusos Portugueses: O papel mediador da Autocompaixão e da Desejabilidade Social”
Composição do Júri:
Presidente: Prof. Doutor Henrique Testa Vicente
Arguente: Profa. Doutora Ana Galhardo
Orientadora: Profa. Doutora Helena Espírito Santo
Profa. Doutora Dia: 05 de fevereiro 2018
Local: Sala de Atos do Edifício da Rua Oliveira Matos, nº 17
Hora: 16h



Aviso n.º 14756/2015 [pdf]
Curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por um período de 6 anos
Decisão do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. [pdf]

O curso de 2.º ciclo em GRH e Comportamento Organizacional do ISMT foi reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente, ao abrigo do disposto na Portaria n.º 344/2008, para o grupo de recrutamento 430 (economia e contabilidade) do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Esta informação está disponível no site da DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar) - www.dgae.mec.pt (área "docentes", separador "habilitações"/ "reconhecimento de mestrados e doutoramentos").

ÁREA CIENTÍFICA PREDOMINANTE DO CURSO

Gestão e Administração

NÚMERO DE CRÉDITOS NECESSÁRIO À OBTENÇÃO DO GRAU OU DIPLOMA

120 ECTS

DURAÇÃO DO CURSO

4 semestres

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Profª Doutora Andrea Sousa

Doutorada em Gestão pela Universidade de Évora, especialização em Recursos Humanos, Mestre em Sociologia do Emprego, pelo  ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA - Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa.

Docente do ensino superior privado e Investigadora nas áreas de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas) e do Comportamento Organizacional, exercendo funções de assessoria de direção de ciclos de estudos, entre diversas actividade académicas, desde 1999.

Experiência em consultoria de gestão de pessoas, sendo detentora da propriedade do Efeito de Marca de Empregado, como ferramenta de diagnóstico organizacional na área dos recursos humanos.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

Mestre Maria Assunção Pinto
Mestre Maria Cristina Quintas

APRESENTAÇÃO

O Instituto Superior Miguel Torga tem por objetivo garantir que o 2.º ciclo de estudos em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional se assuma, cada vez mais, como uma referência da região centro do País, continuando nos próximos anos a oferecer uma formação nivelada por padrões excelência. Assim sendo, foi levada a cabo uma restruturação do referido ciclo de estudos, em vigor a partir do ano letivo 2015/2016, que inclui uma reformulação do plano de estudos, o qual reforça, de forma substancial, as unidades curriculares das áreas específicas da gestão de recursos humanos e do comportamento organizacional, complementado pela disponibilização de um pertinente leque de unidades curriculares optativas.

As temáticas do ciclo de estudos estão ancoradas no mais recente estado da arte da área científica e, de forma simultânea, adequam-se às atuais e concretas necessidades das organizações. Deste modo, pretende-se alinhar as temáticas e respetivas práticas de ensino às atuais exigências do perfil de competências dos técnicos e gestores de recursos humanos que, entre outros aspetos, contemplam uma maior sensibilidade para o negócio, mindset estratégico e global que, aliados a um robusto know-how técnico de recursos humanos e às imprescindíveis soft skills, suscitem uma efetiva contribuição para o valor das organizações.


OBJECTIVOS

  • Formar futuros profissionais na área da gestão de recursos humanos;
  • Reforçar o nível de competências e a capacidade de intervenção organizacional dos alunos do 1º ciclo de estudos em gestão de recursos humanos;
  • Possibilitar a atualização dos conhecimentos e das práticas por parte de profissionais com experiência na área;
  • Contribuir para desenvolver e /ou redirecionar carreiras profissionais;
  • Possibilitar o alargamento de oportunidades emprego por parte de licenciados das áreas de ciências sociais, empresariais ou outras;
  • Proporcionar uma formação alinhada com as atuais exigências organizacionais do perfil dos técnicos e gestores de recursos humanos;
  • Habilitar os profissionais de recursos humanos para uma efetiva contribuição para o valor das organizações;
  • Desenvolver interesse e competências de investigação;

DESTINATÁRIOS

Titulares de licenciaturas (1º ciclo ou equivalente) em Gestão ou outras áreas das Ciências Empresariais, Economia, Direito, Psicologia, Sociologia, Serviço Social ou outras que se enquadrem nos objetivos do curso.

REQUISITOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS:

A atribuição do grau académico de Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional exige o preenchimento cumulativo dos seguintes requisitos: obtenção de um mínimo de 120 ECTS; obtenção de um total de 110 ECTS nas unidades curriculares obrigatórias; obtenção de um mínimo de 10 ECTS em unidades curriculares opcionais; obtenção de um mínimo de 95 ECTS em unidades curriculares da área de Gestão e Administração; obtenção de um mínimo de 5 ECTS em unidades curriculares da área de Psicologia; obtenção de um mínimo de 5 ECTS em unidades curriculares da área do Direito; obtenção de um mínimo de 5 ECTS em unidades curriculares da área de Saúde e Segurança no Trabalho.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Acesso a um diversificado conjunto de funções profissionais, tais como:
  • Gestor(a) e Técnico(a) de Recursos Humanos de empresas e organizações em geral;
  • Assessor(a) de Administração para a área de Recursos Humanos;
  • Especialista em Empresas de Auditoria e Consultadoria Organizacional;
  • Consultor(a) em Empresas de Consultoria em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional;
  • Docência e Investigação.


CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

Os candidatos serão seriados tendo em atenção os seguintes critérios:

a) licenciatura (1º ciclo ou equivalente) em Gestão ou outras áreas das Ciências Empresariais, Economia, Direito, Psicologia, Sociologia, Serviço Social ou outras que se enquadrem nos objetivos do curso;
b) Classificação de licenciatura;
c) Currículo académico e científico;
d) Experiência profissional;
e) Eventual entrevista.



ÁREAS CIENTÍFICAS E CRÉDITOS QUE DEVEM SER REUNIDOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU OU DIPLOMA

ÁREA CIENTÍFICA SIGLA CRÉDITOS ECTS
OBRIGATÓRIOS OPTATIVOS
Gestão e Administração GA 95 20
Psicologia PSI 5 5
Direito DIR 5 0
Saúde e Segurança no Trabalho
SST
5 0
Sistemas de Informação SI 0 5
Relações Públicas RP 0 5
Marketing MKT 0 5
  Total 110 (a)
a) Para a obtenção do grau, os alunos terão que realizar 10 créditos de unidades curriculares optativas.


PLANO DE ESTUDOS 1º SEMESTRE

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA ECTS TEMPO DE TRABALHO (horas)
TOTAL CONTACTO
Fundamentos da Gestão de Recursos Humanos GA 5 125 20 T; 10 TP; 10 OT
Organização e Gestão Empresarial GA 5 125 20 T; 20 TP; 10 OT
Abordagens do Comportamento Organizacional PSI 5 125 20 T; 15 TP; 10 OT
Enquadramento Jurídico das Relações Laborais DIR 5 125 20 T; 15 TP; 10 OT
Processos de Gestão de Recursos Humanos GA 5 125 10 T; 25 TP; 10 OT
Opção 1  
5 125  


PLANO DE ESTUDOS 2º SEMESTRE

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA ECTS TEMPO DE TRABALHO (horas)
TOTAL CONTACTO
Coaching e Empowerment de Pessoas e Equipas GA 5 125 10 T; 20 TP; 10 OT
Formação e Desenvolvimento do Capital Humano GA 5 125 10 T; 25 TP; 10 OT
Gestão Estratégica e Internacional de Recursos Humanos GA 5 125 20 T; 15 TP; 10 OT
Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho SST 5 125 10 T; 20 TP; 10 OT
Metodologias de Investigação e Plano de Dissertação/ Projeto/Estágio  GA 5 125 25 T; 20 TC; 10 OT
Opção 2   5 125  

PLANO DE ESTUDOS 3º E 4º SEMESTRES

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA ECTS TEMPO DE TRABALHO (horas)
TOTAL CONTACTO
Percurso A – Dissertação GA 60 1500 60 OT
Percurso B – Trabalho de Projeto GA 60 1500 60 OT
Percurso C – Relatório de Estágio GA 60 1500 420 E; 60 OT

UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS

UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS ÁREA CIENTÍFICA ECTS TEMPO DE TRABALHO (horas)
TOTAL CONTACTO
Ética e Responsabilidade Social das Organizações GA 5 125 15 T; 20 TP; 10 OT
Instrumentos de Avaliação Psicológica e de Potencial PSI 5 125 10 T; 25 PL; 10 OT
Sistemas de Informação de Apoio à Decisão SI 5 125 26 T; 28 TP; 6 OT
Competências Transversais de Excelência Profissional GA 5 125 10 T; 25 TP; 10 OT
Consultadoria e Desenvolvimento Organizacional GA 5 125 15 T; 20 TP; 10 OT
Protocolo Empresarial e Institucional RP 5 125 15 T; 20 TP; 10 OT
Técnicas e Procedimentos Administrativos de Recursos Humanos GA 5 125 10 T; 25 TP; 10 OT
Marketing em Gestão de Recursos Humanos MKT 5 125 15 T; 20 TP; 10 OT


CORPO DOCENTE

- Andrea Sousa (doutorada) [pdf]
- Andreia Meireles (doutorada) [pdf]
- António Martins (doutorado) [pdf]
- Bruno Cordeiro (doutorando) [pdf]
- Celso Pais (doutorado) [pdf]
- Fátima Matos (doutorada) [pdf]
- Margarida Pocinho (doutorada) [pdf]
- Maria do Carmo Neves (doutoranda) [pdf]
- Miguel Matias (doutorado) [pdf]
- Milena Rouxinol (doutorada) [pdf]

FOLHETO INFORMATIVO DO  MESTRADO

(a disponibilizar brevemente)

PREÇOS MESTRADOS

O valor das propinas consta do regulamento financeiro em vigor no ISMT.

FINANCIAMENTO

  • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
  • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
  • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
  • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
Para mais informações clique aqui.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA

· Boletim de Candidatura [pdf]
· Curriculum Vitae
· Certificado de Habilitações
· Documento de identificação pessoal
· Fotocópia do Cartão de Contribuinte

CONTACTOS


Informações:
Linha de apoio: 808 20 80 30

Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Telefones: (+351) 239 488 043/44
E-mail: esae@ismt.pt
Página Web: www.ismt.pt

Envio de correspondência:
Instituto Superior Miguel Torga
Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
Largo da Cruz de Celas, 1
3000-132 Coimbra

Despacho nº 13279 /2014 [pdf]
Curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por 6 anos
Decisão do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior[pdf]
ÁREA CIENTÍFICA PREDOMINANTE DO CURSO

Psicologia
NÚMERO DE CRÉDITOS NECESSÁRIO À OBTENÇÃO DO GRAU OU DIPLOMA

120 ECTS
DURAÇÃO DO CURSO

4 Semestres

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professor Doutor Carlos Farate;
Licenciado em Medicina (M.D) pela Universidade Nova de Lisboa e com especialidade em Psiquiatra da Infância e da Adolescência (Carreira Médica Hospitalar e Ordem dos Médicos), doutorou-se em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, e é Professor Associado no ISMT. Investigador universitário, é Research Fellow da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Foi Professor Afiliado ao ICBAS-UP aonde exerceu funções de Coordenador-Adjunto de um Programa de Doutoramento em Saúde Mental. É psicanalista e Membro Titular com funções Didáticas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Para além de funções clínicas em vários campos de intervenção, tem desempenhado funções de coordenação em instituições de saúde, assim como no campo da formação em saúde mental e em psicoterapia psicanalítica, nomeadamente como orientador científico de mestrados e doutoramentos. A sua larga e intensa atividade como investigador, preletor e autor tem-se pautado pela coordenação ou participação em inúmeros projetos nacionais e internacionais, nomeadamente ligados à área do consumo de substâncias psicoativas, e pela experimentação de uma diversidade de metodologias e objetivos de estudo (psicopatológico, psicoterapêutico, epidemiológico, psicossocial, neuropsicológico…). Muitos dos seus trabalhos estão publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, em livro e em obras coletivas.


Professora Doutora Joana Sequeira;
- Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (especialização em Clínica Sistémica).
- Mestre em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
- Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
- Docente no Instituto Superior Miguel Torga.
- Coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica no Instituto Superior Miguel Torga.
- Coordenadora do GIS (Gabinete de Intervenção Sistémica).
- Docente Supervisora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
- Psicóloga Clínica.
- Terapeuta Familiar e de Casal.
- Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- Membro integrado do CEPESE.


Professora Doutora Marina Cunha
Psicóloga Clínica. Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga, co-coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica e investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais (CINEICC) da Universidade de Coimbra.
A sua investigação e interesses clínicos centram-se na psicopatologia desenvolvimental, com particular ênfase na avaliação e tratamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Tem desenvolvido uma extensa investigação sobre medidas de avaliação para adolescentes, fatores familiares associados ao desenvolvimento e manutenção de problemas de ansiedade, e processos de regulação emocional associados ao (des) ajustamento psicológico (em adolescentes e adultos).
Recentemente tem participado em projetos de investigação relacionados com programas de intervenção baseados no mindfulness e compaixão, sendo atualmente uma das suas áreas de interesse e em desenvolvimento.


ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM QUE O CURSO ESTÁ ESTRUTURADO

PROTOCOLO CELEBRADO ENTRE O INSTITUTO SUPERIOR MIGUEL TORGA E A ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

APRESENTAÇÃO

No âmbito do 2.º ciclo de formação em Psicologia no Instituto Superior Miguel Torga, conducente ao grau de Mestre de acordo com o novo modelo de organização do ensino superior, foi registada a adequação do Curso de Mestrado em Psicologia Clínica (Nº de Registo - R/B - AD - 54/2007 - DR, 2ª série, nº 28 de 8 de fevereiro de 2007).
O 2º ciclo da formação em Psicologia organiza-se ao longo de dois anos de trabalho de 60 ECTS, cada um, perfazendo um total de 120 ECTS.
O primeiro ano de trabalho é constituído por 12 unidades curriculares (6 por semestre) de 5 ECTS cada. Cada uma destas unidades curriculares deve adotar objetivos, metodologias e avaliações específicas no âmbito da formação proposta para este 2º ciclo.
O segundo ano de formação é composto por um estágio de caráter profissionalizante (30 ECTS) e pela elaboração de uma dissertação final (30 ECTS).
O Mestrado em Psicologia Clínica apresenta três áreas de especialização.
OBJETIVOS

Referem-se, de seguida, os objetivos visados pelo 2.º ciclo de estudos em Psicologia Clínica, em termos da aquisição de competências especializadas pelos estudantes que venham a frequentar este Mestrado:
- Aprender a manusear as grelhas de diagnóstico clínico e psicopatológico que são próprias à orientação teórica de cada uma das variantes especializadas;
- Desenvolver a compreensão crítica das dimensões descritiva, semiológica e estrutural das perturbações do funcionamento mental (da infância à idade adulta) e aplicá-las corretamente ao tratamento psicológico;
- Estruturar competências de avaliação psicológica (clínica, psicométrica, sistémica e projetiva) e integrá-las de um modo, simultaneamente, crítico e pertinente ao contexto terapêutico;
- Aprender a utilizar as competências necessárias à realização da consulta psicológica;
- Treinar competências técnicas específicas a cada modelo de tratamento psicológico, com base numa sólida formação sobre os seus pressupostos teóricos e modalidade de intervenção (individual, de grupo, familiar) preferencial, de acordo com o quadro clínico identificado;
- Transmitir os preceitos deontológicos da profissão de psicólogo, com realce para a dimensão ética da intervenção psicológica , na sua dupla finalidade terapêutica e maiêutica;
- Adquirir competências bastantes para o trabalho personalizado em equipas de natureza interdisciplinar, em diferentes contextos (instituição, campo, gabinete) e níveis de intervenção (cuidados primários, diferenciados e especializados);
- Desenvolver capacidades para: leitura crítica e interpretação eficaz de informação especializada; sua utilização no planeamento de ações de natureza preventiva e/ou terapêutica; ponderação escorreita de dificuldades conjunturais ou estruturais; tomada de decisões; liderança e/ou assessoria pertinente a colegas de profissão, ou com outra formação disciplinar, nos processos de tomada de decisões;
- Adquirir hábitos consistentes de reflexão contínua relativamente à prática da profissão de psicólogo, com realce para a monitorização reflexiva do processo terapêutico dos indivíduos em tratamento, o recurso pertinente a supervisão por especialistas experientes de reconhecido mérito e a adequada transmissão do material terapêutico a pares e/ou especialistas com diferentes formações disciplinares;
- Desenvolver o interesse pela investigação em psicologia e saúde mental, com um enfoque particular na integração criativa e personalizada em projetos científicos com caráter aberto e transdisciplinar;
- Destacar a importância das metodologias de investigação sobre o processo e os resultados terapêuticos, nomeadamente o interesse pela participação em estudos multicêntricos de qualidade neste domínio;
- Estimular a adoção de uma cultura de investigação clínica, conceptual e empírica caracterizada por rigor teórico, eficácia metodológica e eficiente aplicação dos resultados à prática clínica;
Em suma, possibilitar ao estudante que concluiu com êxito o 1.º ciclo de estudos em Psicologia, a aquisição de competências técnicas e científicas especializadas de excelência num domínio tradicionalmente tão importante (e dinâmico) da psicologia como a Clínica, atribuindo, ao mesmo tempo, um cuidado particular à natureza hierarquizada e interativa do conjunto de unidades curriculares que estruturam cada uma das variantes especializadas deste Mestrado.
DESTINATÁRIOS

  • Área de Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica: titulares do 1.º ciclo de estudos em Psicologia e licenciados e pós-graduados em Psicologia.
  • Área de Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais: titulares do 1.º ciclo de estudos em Psicologia e licenciados e pós-graduados em Psicologia.
  • Área de Especialização em Terapias Familiares e Sistémicas: titulares do 1.º ciclo de estudos em Psicologia e licenciados e pós-graduados em Psicologia.
  • PREÇOS MESTRADOS

    O valor das propinas consta do regulamento financeiro em vigor no ISMT.

    FINANCIAMENTO

    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
    Para mais informações clique aqui.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA

    · Boletim de Candidatura [pdf]
    · Curriculum Vitae
    · Certificado de Habilitações
    · Documento de identificação pessoal
    · Fotocópia do Cartão de Contribuinte
    CONTACTOS


    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    Mestrado Serviço Social

    Aviso n.º 14757/2015 [pdf]
    Curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por um período de 3 anos
    Decisão do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [pdf]

    O curso de 2.º ciclo em Serviço Social do ISMT foi reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente, ao abrigo do disposto na Portaria n.º 344/2008, para os grupos de recrutamento 200 (Português e Estudos Sociais/História) e 430 (Economia e Contabilidade) do ensino básico, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário.
    Esta informação está disponível no site da DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar) - www.dgae.mec.pt (área "docentes", separador "habilitações"/ "reconhecimento de mestrados e doutoramentos").

    ESTÁGIOS DE INVESTIGAÇÃO DE DOUTORANDOS E DOUTORES EM SERVIÇO SOCIAL

    O mestrado em Serviço Social acolhe desde 2005 doutorandos de Serviço Social de universidades brasileiras (PUC-SP,UFRJ, UERJ) para estágio de investigação com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de
    Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, desde 2009, investigadores de pós-doutoramento em Serviço Social, bolseiros da CAPES e CNPq, professores de universidades UFRJ, UFPB, UFOP, UFJF.

    A partir de 2016, o mestrado em Serviço Social do ISMT vai acolher doutorandos em Serviço Social do ISCTE-IUL para estágio de pesquisa avançada em Serviço Social no Núcleo de Estudos e Investigação (NEI).
    O Estágio de Pesquisa Avançada em Serviço Social tem início a 11 de março de 2016, sob supervisão do investigador do NEI doutorado em Serviço Social e, este ano, os doutorandos são Élia Costa, Helena Pais
    e Miguel Leite.

    PUBLICAÇÕES DO CURSO DE 2º CICLO/MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL

    • Produção do conhecimento nos cursosde mestrado em Serviço social, Dissertações e Relatórios (2003-2012) [pdf]
    • Internacionalização e Disseminação do conhecimento Mestrado em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga - I (2001- 2013) [pdf]

    ÁREA CIENTÍFICA PREDOMINANTE DO CURSO

    Serviço Social

    NÚMERO DE CRÉDITOS NECESSÁRIO À OBTENÇÃO DO GRAU OU DIPLOMA

    90 ECTS

    DURAÇÃO DO CURSO

    3 Semestres

    COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

    Professora Doutora Alcina Maria de Castro Martins
    Licenciatura de Serviço Social pelo ISSSC (1977), doutora em Serviço Social pela PUP-SP (1993), realizou pós-doutoramento na PUC-SP (2002). Professora associada do ISMT nos cursos de licenciatura e mestrado em Serviço Social e coordenadora científica das 12 edições do mestrado. Realiza atividades de ensino, investigação, para além das orientações de mestrado e doutoramento. Lecionou em cursos de pós-graduação em Serviço Social: mestrado (ISSSL, ISSSP, UCP-FCS) e colabora presentemente no doutoramento no ISCTE. Acompanha investigações de pós-doutoramento e estágios de investigação de doutorandos em Serviço Social de universidades brasileiras (PUC-SP,UFRJ, UERJ,UFPB,UFOP,UFJF). Desenvolve estudos e investigação sobre: construção do conhecimento e história do Serviço Social em Portugal; estudos sobre as mulheres no Serviço Social; investigação em Serviço Social; formação em Serviço Social e trabalho profissional, internacionalização da formação; trabalho, desemprego e emigração de assistentes sociais. Autora de publicações nestas áreas, destaca-se entre outros: Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português. FCG/ FCT, 1ª ed. (1999); E. Progresso, 2ª ed. (2010); 70 anos de formação em Serviço Social em Tempos de Ditadura e de Democracia: da Escola Normal Social ao Instituto Superior Miguel Torga. Temporalis (2011); sendo co-autora de A emigração dos Assistentes Sociais portugueses: faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade (2015). Revista Serviço Social & Sociedade. Co-fundadora e investigadora do CPIHTS, atualmente investigadora do CEPESE. Perito da A3ES da área Serviço Social.



    APRESENTAÇÃO

    Duração e estrutura curricular do ciclo de estudos

    Após adequação ao processo de Bolonha, a duração do 1º ciclo de estudos em Serviço Social no ISMT, é de sete semestres, 210 ECTS e a do 2º ciclo de estudos em Serviço Social de três semestres, 90 ECTS. Segundo o estipulado nos artigos 9º e 18º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março os dois primeiros ciclos de formação não podem exceder cinco anos, ou seja, 300 ECTS.

    A estrutura curricular está organizada em três semestres, com 10 unidades curriculares (UC), das quais seis são trimestrais, três são semestrais e a orientação científica da dissertação é anual. As UC estão distribuídas pelas seguintes áreas científicas: Serviço Social, área de especialidade do ciclo de estudos com 8 UC, seguindo-se com 1 UC em Ciências Sociais e uma de opção a ser escolhida de entre o elenco das UC das áreas científicas de Ciências Sociais, História, Sociologia ou Psicologia.

    Os Núcleos de Estudos e Investigação (NEI) da área científica de Serviço Social são UC obrigatórias. A abertura e funcionamento de cada um dos Núcleos será definido em cada curso de mestrado, em função do quadro de docentes e do número de mestrandos inscritos, prevendo-se a existência de um mínimo de 6 inscrições para cada NEI. Dos NEI em funcionamento, os estudantes escolhem um.


    OBJETIVOS

    • Aprofundar e desenvolver os conhecimentos obtidos no 1º ciclo de estudos em Serviço Social;
    • Qualificar e capacitar para a investigação social e em Serviço Social;
    • Qualificar para a intervenção profissional e docência em Serviço Social;
    • Aprofundar a capacidade de estudo e investigação no que respeita aos conhecimentos, ações e práticas desenvolvidas pelo Serviço Social perante as exigências emergentes face às transformações económicas, sociais e políticas e aos seus impactos na população e em diversos contextos;
    • Desenvolver e aplicar os conhecimentos obtidos na formação, nomeadamente nos núcleos de estudo e investigação, de forma a permitir uma compreensão atualizada dos processos sociais e uma intervenção em contexto alargado e multidisciplinar;
    • Desenvolver a capacidade crítica e criativa da prática profissional, aliada à investigação, tendente à elaboração de propostas alternativas;
    • Capacitar para a abordagem de questões complexas e integração de conhecimentos para a construção de soluções, de juízos e responsabilidades éticas, políticas e sociais quer ao nível das práticas profissionais, quer ao nível das práticas de investigação;
    • Desenvolver a capacidade de comunicação de conhecimentos e resultados a especialistas e não especialistas;
    • Propiciar condições para o debate, a produção e publicação do conhecimento em Serviço Social.

    DESTINATÁRIOS

    Titulares do 1º ciclo de estudos em Serviço Social e licenciados em Serviço Social (área preferencial) e ainda, titulares de outras licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas.


    REQUISITOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS:

    A atribuição do grau académico de Mestre em Serviço Social exige o preenchimento cumulativo dos seguintes requisitos: obtenção de um mínimo de 90 ECTS; obtenção de um total de 85 ECTS nas unidades curriculares obrigatórias; obtenção de um mínimo de 5 ECTS em unidades curriculares opcionais; obtenção de um mínimo de 78 ECTS em unidades curriculares da área de Serviço Social; obtenção de um mínimo de 7 ECTS em unidades curriculares da área de Ciências Sociais.

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    - Qualificação de Licenciados em Serviço Social e outras áreas das Ciências Sociais para: Técnicos Superiores; Dirigentes da Administração Pública Central, Regional e Local; Diretores Técnicos de Instituições do terceiro setor, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações, ONG; Empresas e Serviços Sociais do Setor Privado;
    - Intervenção Psicossocial com Famílias e Redes Sociais;
    - Construção, Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos;
    - Investigação em Serviço Social e Ciências Sociais e Humanas;
    - Formação Profissional;
    - Docência.
    CONDIÇÕES DE ACESSO

    • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
    • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;
    • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
    • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

    CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

    Os candidatos serão seriados tendo em atenção os seguintes critérios:

    a) licenciatura (1º ciclo ou equivalente) em Serviço Social e ainda outras licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas;
    b) Classificação de licenciatura;
    c) Currículo académico e científico;
    d) Experiência profissional;
    e) Eventual entrevista.

    ÁREAS CIENTÍFICAS E CRÉDITOS QUE DEVEM SER REUNIDOS PARA A
    OBTENÇÃO DO GRAU OU DIPLOMA

    ÁREA CIENTÍFICA SIGLA CRÉDITOS ECTS
    OBRIGATÓRIOS OPTATIVOS
    Serviço Social SS 78  
    Ciências Sociais CS 7 10
    Sociologia SOC   10
    Psicologia PSI   5
    História HIST   5
      Total 85 5(1)
    (1) Indica o número de créditos, das áreas científicas optativas, necessário para a obtenção do grau ou diploma.

    PLANO DE ESTUDOS 1º SEMESTRE

    UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA TIPO TEMPO DE TRABALHO (horas) CRÉDITOS
    TOTAL CONTACTO
    (1) (2) (3) (4) (5) (6)
    Pensamento e Teoria em Serviço Social Serviço Social   Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Estado, Política Social e Serviço Social  Serviço Social Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Ética, Direitos Humanos e Serviço Social Serviço Social Trimestral 125 30 TP; 7O T 5
    Metodologias de Investigação Social Ciências Sociais   S 175 15 TP; 15 PL; 15 OT 7
    Seminário de Dissertação I Serviço Social Trimestral 100 15 S; 5 OT 4

    Legenda: S – Semestral.

    PLANO DE ESTUDOS 2º E 3º SEMESTRES

    UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA TIPO TEMPO DE TRABALHO (horas) ECTS
    TOTAL CONTACTO
    (1) (2) (3) (4) (5) (6)
    Avaliação de Políticas, Programas e Serviços Sociais Serviço Social Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Opção * - Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Núcleos de Estudos e Investigação (NEI) ** Serviço Social S 200 45 S; 15 OT 8
    Seminário de Dissertação II Serviço Social S 150 45 S; 10 OT 6
    Dissertação de Mestrado Serviço Social A 1000 60 OT 40

    Legenda: S – Semestral; A – Anual.

    UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS

    * UNIDADES CURRICULARES
    DE OPÇÃO
    ÁREA CIENTÍFICA TIPO TEMPO DE TRABALHO (horas) ECTS
    TOTAL CONTACTO
    (1) (2) (3) (4) (5) (6)
    Processos de Requalificação Sócio-Identitária Sociologia Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Família (s), Redes Sociais e Sociedade Ciências Sociais Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Sociologia da Educação Sociologia Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Comunicação e Serviço Social Ciências Sociais Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Relações Laborais e Organizacionais Psicologia Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5
    Violência, Justiça e Cidadania História Trimestral 125 30 TP; 7 OT 5

    Legenda: S – Semestral; A – Anual.

    NÚCLEOS DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO (NEI)

    ** Núcleos de Estudos e Investigação (NEI) ÁREA CIENTÍFICA TIPO TEMPO DE TRABALHO (horas) ECTS
    TOTAL CONTACTO
    (1) (2) (3) (4) (5) (6)
    Núcleo de Estudos e Investigação em Trabalho, Formação e Organização Profissional Serviço Social S 200 45 S; 15 OT 8
    Núcleo de Estudos e Investigação em Questão Social, Políticas Sociais e Serviço Social Serviço Social S 200 45 S; 15 OT 8
    Núcleo de Estudos e Investigação em Infância e Juventude Serviço Social S 200 45 S; 15 OT 8
    Núcleo de Estudos e Investigação em Envelhecimento, Bem-Estar e Políticas Sociais Serviço Social S 200 45 S; 15 OT

    Legenda: S – Semestral.

    PREÇOS MESTRADOS

    O valor das propinas consta do regulamento financeiro em vigor no ISMT.

    FINANCIAMENTO

     

    • Crédito Ensino Superior – com garantia mútua do Estado [ pdf ]
    • Crédito Universitário Plus [ pdf ]
    • Crédito Formação Executiva [ pdf ]
    • Crédito Multiopções Universitário [ pdf ]
    Para mais informações clique aqui.


    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA

    · Boletim de Candidatura [pdf]
    · Curriculum Vitae
    · Certificado de Habilitações
    · Documento de identificação pessoal
    · Fotocópia do Cartão de Contribuinte

    CONTACTOS

    Logo ESAE
    Informações:
    Linha de apoio: 808 20 80 30

    Secretariado da Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Telefones: (+351) 239 488 043/44
    E-mail: esae@ismt.pt
    Página Web: www.ismt.pt

    Envio de correspondência:
    Instituto Superior Miguel Torga
    Escola Superior de Altos Estudos (ESAE)
    Largo da Cruz de Celas, 1
    3000-132 Coimbra
    The requested resource (/pt/SCiclo/Mestrado_Gerontologia_Social.html) is not available
    The requested resource (/pt/SCiclo/mestrado_ARSI.html) is not available
    Microsoft MSDNAAThroughVisual Paradigm Academic Partner Program,Instituto Superior Miguel Torga is granted license for modeling software-VP-UMLfor educational use.
    ISMT Todos os direitos reservados-2010   |      Desenvolvido por-Luís Cantarinhas      |   Optimizado para(1280x800)